Etec Santa Ifigênia sedia workshop com chef estrelado


18 de outubro de 2019

Compartilhe!

Workshop do chef Bobo Cerea é composto por três módulos sobre diferentes técnicas de cozinha mediterrânea | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia recebe nesta sexta-feira (18) uma oficina gastronômica do renomado chef italiano Bobo Cerea, prestigiado com três estrelas pelo Guia Michelin. Responsável pelos pratos do restaurante Da Vittorio, um dos mais tradicionais da Itália, localizado em Bergamo, ele ensinará receitas exclusivas no evento que antecede a 8ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, em Co. Cerca de um terço dos participantes é composto por merendeiras de escolas estaduais, cozinheiros do Bom Prato e professores do Centro Paula Souza (CPS), beneficiados por uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Consulado Geral da Itália, por intermédio do ITA – Italian Trade Agency.

O workshop conta com três módulos sobre diferentes técnicas de cozinha mediterrânea desenvolvidas pelo chef: Risotto mantecato (risoto amantegado ao pesto, acompanhado por creme de tomate cru e burrata), Ravioli del plin (ravioli del plin, que significa beliscão em português, com queijo pecorino romano e milho) e Baccalà mantecato (bacalhau amantegado, alho branco e merengue de limão). Confira o site do evento: www.saboresdaitalia.com.br.

Semana italiana

Entre os dias dias 21 e 27 de outubro, a Capital será palco de uma jornada pelos sabores da culinária local das vinte regiões da Itália. Durante a oitava edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, vinte restaurantes paulistanos recebem um chef italiano de cada uma dessas localidades. Eles contarão com o auxílio de alunos do curso técnico de Cozinha das Etecs, que atuarão como estagiários para dar todo o apoio necessário aos chefs na preparação de menus completos, envolvendo antipasto, primo piatto, secondo piatto e dolce. Serão utilizados produtos e receitas da região italiana representada. Saiba mais: settimanacucinaitaliana.com.

Concurso de risotos

A próxima semana também será marcada pela etapa final do concurso CPS & Icif : O risoto que te leva para a Itália. Resultado de uma parceria do Centro Paula Souza com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), a iniciativa oferece uma bolsa de estudos na região de Piemonte para o professor de Etec que apresentar a melhor receita do tradicional prato italiano. A final do concurso será na segunda-feira (21), a partir das 10 horas, na Etec Santa Ifigênia. Os seis finalistas serão avaliados a partir de critérios como originalidade, simplicidade na execução e clareza da receita.