Etec Raposo Tavares inaugura biblioteca em homenagem a Carolina Maria de Jesus

Projeto criado em 2014 levou obras da autora para a sala de aula; disciplinas de língua portuguesa e geografia abordam diferentes aspectos dos textos da escritora mineira

28 de março de 2023 11:45 am Etec

Professores da Etec ao lado de Vera Eunice (quarta pessoa em pé, da esquerda para direita), filha da autora, durante evento de inauguração | Foto: Divulgação

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) tem grande importância para a literatura brasileira. Mulher, negra e pobre, a autora traz em suas obras reflexões sobre assuntos do cotidiano como pobreza, fome, maternidade e amor. Um projeto desenvolvido na Escola Técnica Estadual (Etec) Raposo Tavares, na Capital, tem levado para dentro da sala de aula o pensamento da escritora mineira e resultou na inauguração de uma biblioteca em homenagem a ela.

Em 2014, ano do centenário de nascimento da autora, José Jerônimo de Oliveira Filho, auxiliar administrativo da Etec, sugeriu que ‘Quarto de Despejo’, livro lançado em 1960, que se tornou best seller traduzido em 16 idiomas e vendido para mais de 40 países, fosse adotado em sala de aula. Os professores Tânia Florença Gracino, de língua portuguesa, e Alan Pereira da Silva, de geografia, passaram a analisar a obra e criaram diversas atividades com os alunos para se aprofundar nas páginas escritas por Carolina Maria de Jesus.

Ainda naquele ano, alunos da Escola Técnica participaram da Flink Sampa, evento literário que comemorava os cem anos de nascimento da autora, onde conheceram Vera Eunice, filha de Carolina. “Naquela ocasião, nossas alunas escreveram e declamaram poesias para Vera. Foi muito gratificante perceber o olhar emocionado dela a cada leitura”, comenta Tânia.

Passado o centenário, a escritora se tornou presença garantida na escola. Nas aulas de língua portuguesa, os alunos realizavam a leitura e análise da obra ‘Quarto de Despejo’ e depois escreviam suas próprias crônicas. Já nas aulas de geografia, o tema eram os aspectos do crescimento urbano da metrópole, focando as desigualdades do processo.

Com o crescimento na admiração da vida e obra da autora, em fevereiro de 2023, a escola inaugurou a Biblioteca Carolina Maria de Jesus. O evento contou com a participação de Vera Eunice. “A inauguração foi marcada pela emoção nas falas de Vera dirigidas aos nossos alunos. Nossos jovens participaram com leituras de textos e poesias em homenagem a essa grande escritora”, finaliza Tania.

Compartilhe


Veja também