Etec São Paulo arrecada material para crianças em tratamento

Escola Técnica Estadual de São Paulo arrecadou novelos de lã para confeccionar e doar toucas e perucas em lã antialérgica para crianças e adolescentes em tratamento de câncer

3 de junho de 2019 12:40 pm Etec

Alunos da Etesp doaram novelos de lã para confecção de perucas e tocas com motivos de princesas e heróis l Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) de São Paulo, conhecida como Etesp, localizada no bairro do Bom Retiro na Capital, desenvolveu uma ação social voltada à arrecadação de novelos de lã para o Projeto Fios Encantados. O trabalho contou com a participação da comunidade acadêmica e de familiares dos alunos, que contribuíram para a arrecadação de 1.042 novelos.

Sem fins lucrativos, a iniciativa, que surgiu em abril de 2018, visa confeccionar e doar toucas e perucas em lã antialérgica para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Até o momento 4.210 toucas foram entregues ao público infanto-juvenil em tratamento em hospitais de 14 cidades do interior de São Paulo e em municípios de outros Estados, como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), informa a idealizado do projeto Mara Gisele Pereira.

No Centro Paula Souza (CPS), a ideia chegou pela professora Cristina Schiffer que mobilizou a comunidade etespiana ao conhecer o programa pela TV.

A coordenadora pedagógica da Etesp, Juliana Lima, ressalta que iniciativas como esta são essenciais para a formação dos alunos. “O respeito pelo outro é desenvolvido, para que os jovens possam enxergar uma realidade que pode ser distante. Plantar essa ‘sementinha’ dentro da unidade foi importante, para que outros projetos possam surgir.”

A entrega do material arrecado na Etesp à idealizadora do Projeto Fios Encantados aconteceu no dia 28 de maio. “A arrecadação na Etec superou nossa meta, e isso faz muita diferença para as nossas confecções,” ressalta Mara.

Super-heróis

Para tornar lúdico o momento do tratamento, as toucas destacam estampas de princesas, heróis e outros personagens presentes no imaginário infantil. “A proposta tem dado certo. De acordo com relatos de algumas mães, muitas crianças brincam de super-heróis, correndo pela casa com uma toalha nas costas”, conta a idealizadora do projeto. Ela informa também que a ação já está atendendo adultos e idosos, com toucas e meias de tricô, além de moradores de rua, principalmente no inverno.

Mara lembra ainda a importância de novas doações. “Como  não temos patrocínio, só contamos com a ajuda da população, tanto nas doações, como na confecção e nas entregas”. Para mais informações acesse o site Projeto Fios Encantados.

Compartilhe


Veja também