A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, foi premiada pela sexta vez consecutiva no concurso Construindo a Nação, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil. Na 15ª edição do concurso, a unidade venceu […]
O aluno José Guilherme Picolo e seu projeto, exposto na Febrace, em março
A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, foi premiada pela sexta vez consecutiva no concurso Construindo a Nação, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil. Na 15ª edição do concurso, a unidade venceu em duas categorias. O projeto Solidariedade & Tecnologia conquistou o prêmio da categoria Pela Sensibilidade da Prática Desenvolvida. O autor do trabalho, José Guilherme Picolo, foi considerado o Aluno em Destaque.
O estudante desenvolveu um jogo que pode ser usado por fisioterapeutas para tratar pacientes em processo de reabilitação motora ou neurológica. O equipamento, elaborado com materiais recicláveis, possui formato de abelha e é voltado especialmente para crianças. A cada sinal luminoso emitido pelo aparelho, o paciente deve movimentar o braço. O jogo, que possui fases e velocidades distintas, já está sendo utilizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itatiba.
“No futuro, quero transformar o projeto em produto. Minha intenção é fazer o meu trabalho atingir um grande público e ajudar os que necessitam de reabilitação motora dos membros superiores e os profissionais de saúde”, diz José Guilherme, que já concluiu o curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio na Etec e, hoje, estuda Engenharia.
Motivação
Para o diretor da Etec de Itatiba, Anderson Wilker Sanfins, os prêmios conquistados em seis edições do concurso são símbolo do trabalho conjunto da escola: “Procuramos motivar o grêmio, os alunos e os professores a sempre participar da iniciativa. Realizamos a inscrição dos projetos com atenção aos detalhes e à qualidade do material. Ficamos felizes com o resultado porque é um esforço coletivo. Todo mundo ganha: docentes, estudantes e comunidade”.
O projeto Solidariedade & Tecnologia ficou em primeiro lugar na categoria Engenharia em outros dois concursos: na Mostra Paulista de Ciências e Engenharias (MOP), realizada em dezembro de 2014, e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março deste ano. Na 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), no ano passado, o projeto foi o terceiro colocado na categoria Inclusão Social.Clique e relembre o trabalho da Etec Rosa Perrone Scavone que venceu o Prêmio Construindo a Nação em 2014.