Etec de Cabrália Paulista inaugura biodigestor

Será inaugurado às 17 horas desta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, um biodigestor para saneamento básico, produção de bioenergia e biofertilizante. O projeto, pioneiro no […]

29 de agosto de 2008 5:13 pm Etec

Será inaugurado às 17 horas desta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, um biodigestor para saneamento básico, produção de bioenergia e biofertilizante. O projeto, pioneiro no Brasil, é uma parceria do Centro Paula Souza com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as empresas Firestone Building Products Latin America e Ecosys (representante da Firestone, em Bauru), e a Prefeitura do município.

Estarão presentes na cerimônia o prefeito da cidade, Jacintho Zanoni Filho, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o diretor presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o diretor geral da Firestone no Brasil, Antero Ramos Filho, o proprietário da Ecosys, Luiz Carlos do Prado, o diretor da Etec, Lourenço Magnoni Júnior, entre outras autoridades.

O biodigestor é anaeróbio, do tipo tubular, tem 50 metros de comprimento e quatro de largura, com 250 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de líquidos, o suficiente para produzir, pelo menos, 13 metros cúbicos de biogás e seis metros cúbicos de biofertilizante diariamente. A tecnologia foi desenvolvida com a proposta de realizar o tratamento básico de resíduos orgânicos em uma pequena comunidade rural e, assim, promover sua a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

A Etec possui as condições ideais para a realização desses experimentos, considerando os 100 alunos que moram em regime de semi-internato e uma granja com 50 suínos. Todo o esgoto orgânico gerado está sendo tratado no sistema biodigestor instalado.

O biogás será utilizado para abastecer fogões de cozinha, aquecimento de granjas, motor e gerador elétrico, e o biofertilizante para adubar a produção de produtos agrícolas. O total de recursos investidos é de cerca de R$ 530 mil.

A cerimônia apresentará outras novidades na unidade, como a inauguração de um anfiteatro de 300 metros quadrados de área construída, com capacidade para 302 lugares, e de 3 laboratórios: Química (Bioenergia), Microbiologia e Processamento Agroindustrial Integrado.

Durante o evento, Laura Laganá também receberá o título de cidadã cabraliense, oferecido pela Câmara Municipal de Cabrália Paulista.