Filtro de Daltonismo

Na Capital, Etec Carlos de Campos cria projeto de padaria escola

A Padokka foi implantada para que os alunos do curso técnico em Gastronomia possam desenvolver habilidades e competências na área de panificação e confeitaria

1 de junho de 2023 12:27 pm Etec, Projetos

No projeto de padaria escola, os alunos aprendem na prática a vivência da panificação e confeitaria. | Foto: Divulgação

Focando no aprendizado na prática de empreender, a Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, da Capital, criou a Padokka, um projeto que une a gastronomia e o empreendedorismo trazendo para os alunos do Ensino Médio integrado ao técnico (M-Tec) em Gastronomia a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de uma padaria.

“A ideia de criar o projeto surgiu há cinco anos, quando pensávamos em como proporcionar a vivência profissional para os nossos alunos. Falo que esse projeto é a realização de um sonho, pois temos produção em larga escala em um ambiente profissional e de aprendizagem”, comenta o professor e coordenador do curso, Ozéias Batista dos Santos.

Com a Padokka, os estudantes aprendem como potencializar e desenvolver as habilidades e competências inerentes à gastronomia na área da panificação e confeitaria, bem como estimular e ensinar o empreendedorismo individual e coletivo no ambiente escolar. Dentre os produtos feitos estão tortas, diversos tipos de pães, sonho, fatia húngara, entre outros.

“Estimulamos a criatividade e a resolução de problemas por meio do conhecimento e das competências adquiridas, trabalhando em conjunto em atividades interdisciplinares entre as turmas e cursos da escola”, pontua.

Tudo é decidido pelos jovens, que além de aprenderem as receitas e técnicas gastronômicas, administram o projeto. “Temos coordenadores, chef de produção, equipe de marketing, financeiro e de compras também”. A Padokka funciona quinzenalmente, às segundas-feiras, da 17 às 19 horas, para a comunidade escolar, e toda renda é utilizada para subsidiar insumos da padaria e das aulas.

Guilherme dos Santos de Souza, aluno do segundo ano do M-Tec em Gastronomia e diretor-geral da Padokka, conta que o projeto, além de prazeroso, traz motivação para todos os estudantes. “A Padokka nos mostra a realidade e as dificuldades de se trabalhar em uma padaria e como é corrido o dia a dia. É muito bacana ver os meus colegas falando que vão se esforçar nas provas para continuar no projeto. Eu tenho um amor muito grande pela Padokka e se pudesse ficaria para sempre nesse projeto”, finaliza. Você pode acompanhar as novidades no Instagram.

Compartilhe


Veja também