Etec Camargo Aranha, na Mooca, recebe presidentes de grandes empresas em evento sobre ética

Na sexta-feira, 18, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Etec Prof. Camargo Aranha (Mooca, Capital) participaram do evento “Vamos Falar de Ética”, com a presença de líderes de grandes empresas. Com 5 […]

18 de novembro de 2011 5:00 pm Etec

Helio Ribeiro Duarte, Diretor de Relações Institucionais do HSBC, na Etec Camargo Aranha. / Foto -Analu Andrigueti.

Na sexta-feira, 18, os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Etec Prof. Camargo Aranha (Mooca, Capital) participaram do evento “Vamos Falar de Ética”, com a presença de líderes de grandes empresas.

Com 5 horas de duração, as atividades incluíram uma história em quadrinhos sobre entrevista de emprego, um jogo de tabuleiro diferenciado e outras dinâmicas em que os alunos tiveram de tomar decisões, sempre refletindo sobre a ética e o impacto que suas escolhas têm na sociedade e no mundo. Além disso, os estudantes conversaram com os presidentes das empresas, que atuam como voluntários na Associação Junior Achievement.

Entre os executivos participantes estiveram Helio Ribeiro Duarte, Presidente do Instituto HSBC de Solidariedade e Diretor de Relações Institucionais do Banco HSBC; Guilherme Cavalieri, Diretor de RH da Camargo Correa; Marcio Utsch, Presidente da Alpargatas; Henrique Luz, Presidente da PWC; Donizete dos Santos, Presidente SKF Brasil; Charles Martins, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Multi Holding; Lito Rodriguez, Sócio Fundador DryWash e presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement; Amadeo Comin, Diretor de Operações Fábricas, Brasil Argentina França e Alemanha da SKF; e Luiz Henrique de Oliveira, Sócio-Diretor da Toutatis Client Services Consultoria do Brasil Ltda.

“É fundamental participar da preparação das pessoas que daqui a vinte anos estarão fazendo o que eu estou fazendo hoje. Se estes jovens tiverem boas experiências, poderão tomar boas decisões”, diz Marcio Utsch, Presidente da Alpargatas. “Sou entusiasta do ensino técnico, pois acredito que é uma formação eficaz e rápida valorizada no mundo inteiro”, completa.

Para Helio Ribeiro Duarte, Diretor de Relações Institucionais do HSBC, “é muito gratificante dedicar uma tarde, que seria de trabalho intenso, para transmitir conhecimento aos jovens”.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio também participaram de uma iniciativa da Junior Achievement. Na quinta-feira, 17, funcionários da PWC (que era chamada de PricewaterhouseCoopers) coordenaram uma simulação empresarial com os estudantes, que tiveram a experiência prática de comandar uma indústria de canetas. Entre as decisões que tiveram que tomar estiveram o preço do produto e o investimento na fábrica.

“Estas atividades fazem parte do nosso programa interdisciplinar Brasileiro de Visão”, diz a diretora da Etec, Eliana Martins Fraga. “O objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre ética na vida pessoal e profissional, além de despertar o espírito empreendedor, estimular a autonomia e o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho”.

Junior Achievement – é a maior e mais antiga organização, sem fins lucrativos, de educação prática em economia e negócios. Criada nos Estados Unidos, em 1919, e beneficia a 10 milhões de crianças e jovens anualmente em todo o mundo. Pioneira no Brasil, em 27 anos a Junior Achievement São Paulo já beneficiou mais de 186 mil alunos no estado paulista. Hoje, presente em todo o território nacional, 2,3 milhões de jovens foram atendidos.

Compartilhe


Veja também