Estudantes participam de competição com veículo off-road produzido na Fatec SP

Após mais de seis meses trabalhando na construção de seu carro off-road, um grupo formado por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, na Capital, está pronto para participar da 20ª Competição […]

12 de março de 2014 12:30 pm Fatec

Carro construído pelos alunos da Fatec São Paulo durante a 18ª edição da competição, em 2012 / Foto: Divulgação.

Após mais de seis meses trabalhando na construção de seu carro off-road, um grupo formado por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, na Capital, está pronto para participar da 20ª Competição Baja Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil-Petrobras). O evento é uma das mais importantes atividades extracurriculares para graduandos em engenharia e acontece de 13 e 16 de março em Piracicaba (SP).

Inscritos com o veículo de número 29, os Fatecnólogos comemoraram também a vigésima participação na competição. Desde 1995, em equipes de diferentes formações, os estudantes da Fatec São Paulo projetam e constroem protótipos para concorrer no Baja, como é chamado o minicarro. Neste ano, 72 equipes de 18 Estados e mais o Distrito Federal participam do evento.

Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o chassi foram desenvolvidos pelos estudantes da Fatec sob orientação de professores. Há dois anos e meio coordenando a equipe, o professor orientador Eduardo Silva Lisboa participou das duas primeiras edições da competição no Brasil, quando a disputa ocorreu na pista Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo, em 1995, e no Autódromo de Interlagos, em 1996.

De acordo com Lisboa, o carro que compete neste ano em Piracicaba é uma versão modificada do protótipo de 2013. Cerca de 70% do carro é produzido no Departamento de Mecânica da Fatec. “Apenas pneus, volantes, amortecedores e itens de segurança são comprados. A parte mecânica é a gente que faz”, conta.

A equipe de 13 participantes trabalhou especialmente na redução de peso e melhoria da eficiência. O protótipo construído pesa 200 quilos, tem 1,60 metro de largura, 2,11 metros de comprimento. Conta com freios a disco nas rodas traseiras e dianteiras, além da carenagem em chapas de polipropileno.

Aprendizado

Para o professor Eduardo Lisboa, além de ser uma vitrine para a escola, a competição é a chance de os alunos colocarem em prática o que foi aprendido em sala de aula, como montagem por solda, ajuste e toleranciamento e, principalmente, gerenciamento da produção.

Rafael Braga, estudante de Tecnologia em Mecânica na Fatec São Paulo e membro do Fatecnólogos, afirma que foi possível vivenciar ambientes semelhantes aos de empresas. Segundo ele, a iniciativa proporciona o contato com áreas de administração, marketing, patrocínios e compras.

Outro aspecto positivo, é o reconhecimento das ações dos participantes no mercado de trabalho. Nessa área específica, ter sido um “bajeiro” pode representar um diferencial na hora da entrevista de emprego, segundo o professor.

Para mais informações sobre a programação, acesse a página oficial do evento.

Compartilhe


Veja também