Filtro de Daltonismo

Estudantes do AMS participam do ‘Congresso Nacional Integra Portos’

Com o tema ‘Educação para empregabilidade’, evento foca na integração de conhecimentos, unindo comunidades portuária e acadêmica para debater futuro do setor

8 de outubro de 2025 4:01 pm Etec, Eventos, Fatec, Inovação, Institucional

Vice-presidente do Centro Paula Souza, Maycon Geres (de preto, ao centro), fez a palestra de abertura do evento em Santos l Foto: Divulgação

Cerca de 900 estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), matriculados em cursos ministrados no modelo Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) participam, até sexta-feira (10), da terceira edição do Congresso Nacional Integra Portos (CNIT 2025), em Santos.

Com o tema Educação para empregabilidade, o evento é focado na integração e transmissão de conhecimento, unindo as comunidades portuária e acadêmica para debater o futuro do setor de portos. A programação conta com apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas, minicursos e palestras, entre outras atividades.

Um dos destaques será a entrega de prêmios para os melhores artigos e e-pôsteres. Concorrem os trabalhos de estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação. Confira programação completa no site do congresso.

“É uma honra representar o Centro Paula Souza neste momento em que o Porto de Santos, o maior do Brasil, se torna também um espaço de ideias, de educação e de futuro”, afirmou o vice-presidente do CPS, Maycon Geres, na abertura do evento.

“Hoje não falamos apenas de navios, cargas e contêineres. Falamos de talentos, sonhos e competências. Falamos de um Brasil que se reconstrói com qualificação de cada jovem”, acrescentou o presidente do CPS, Clóvis Dias.

Mais de 600 alunos das Etecs fora da região da Baixada Santista tiveram apoio da Fundação Iochpe para viagem e alimentação.

AMS

Totalmente presencial, o AMS permite que, em um período de cinco anos, o estudante conclua os Ensinos Médio, Técnico e Superior. Nos três primeiros anos, o aluno cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico e desenvolve 200 horas de formação profissional em uma empresa parceira. Se desejar, sem Vestibular, é possível fazer um curso superior de tecnologia do mesmo eixo tecnológico, que será concluído em mais dois anos. Para passar para a segunda etapa, o estudante deve estar aprovado nas avaliações periódicas aplicadas às turmas.

Compartilhe


Veja também