Estudantes da Etec de Taquaritinga vencem prêmio do Conselho Regional de Química

Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta, alunos do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, venceram o Prêmio CRQ IV 2013, promovido pelo Conselho […]

1 de julho de 2013 3:21 pm Institucional

Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta, alunos do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, venceram o Prêmio CRQ IV 2013, promovido pelo Conselho Regional de Química 4ª Região.

O projeto Obtenção de Celulose a partir da Casca do Coco Verde – orientado pela professora Célia Abud – concorreu com 27 trabalhos na modalidade química nível médio. Além de certificado, os alunos serão premiados com R$ 10 mil em dinheiro. A orientadora receberá R$ 4,6 mil. A cerimônia de entrega da premiação será em setembro na sede do Conselho, em São Paulo.

A descoberta de que é possível fazer papel com a casca do coco verde surgiu durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, que se formaram no 2º semestre de 2012. “Os alunos encontraram alto teor de celulose no produto quando pesquisavam as utilidades dos resíduos da casca”, conta Célia. A professora explica que é possível usar os restos do coco para fabricar, por exemplo, ornamentos e suportes para plantas. O fruto, típico em país tropical como o Brasil, foi escolhido como objeto de estudo devido a sua abundância e grande consumo entre a população.

Promovido anualmente, o prêmio é voltado a estudantes de cursos técnicos e superiores da área química. Os candidatos concorrem em quatro categorias: Engenharia da Área Química, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de Nível Médio.