Estudantes da Etec de Guarujá simulam Cúpula do Mercosul

Debate sobre questões de integração econômica e geopolítica proporciona experiência prática do evento que integra diferentes países da organização sul-americana

13 de junho de 2023 2:33 pm Etec

Alunos em sala de aula ensaiando para a atividade prática promovida pelo professor de geografia da unidade, Felipe Narvaes | Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (14) estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, do Guarujá, participarão da I Simulação da Cúpula do Mercosul. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática desse tipo de encontro, na qual poderão discutir e debater questões relacionadas ao bloco econômico e suas políticas comerciais, representando diplomatas e chefes de estados como Presidente da República, Chanceleres, Ministros da Economia e das Relações Exteriores.

A simulação faz parte de uma metodologia ativa adotada pelo professor de geografia da Etec, Felipe Narvaes. Segundo ele, a ideia principal é promover a valorização do nosso continente e evidenciar as características geopolíticas da região, temas esses que são abordados na grade do Ensino Médio e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os participantes são alunos do segundo ano do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos em Guia de Turismo e Secretariado. Cada turma será responsável por abordar temas diferentes da cúpula.

Segundo Narvaes, os jovens diplomatas estão bastante empenhados e empolgados para a apresentação. “Está sendo a prova que a metodologia ativa pode, de fato, ensinar essa nova geração” revela o professor.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do professor no YouTube, a partir das 14 horas.

Estiveram presentes no evento o Cônsul do Panamá, Rodney Emmanuel Moreno Hernández, professor Felipe Narvaes e o diretor da Etec do Guarujá, Reginaldo Ribeiro. | Foto: Divulgação