Estudante de Fatec chega à Flórida para intercâmbio de 10 meses

Jovem chegou em junho a Orlando, nos Estados Unidos; ela já tem quatro horas diárias de aulas de inglês, assiste a palestras e está descobrindo o campus do Valencia College

15 de agosto de 2023 10:06 am Institucional

Kaylane Rodrigues Madaschi queria estudar fora e conquistou sua vaga; agora, aguarda ansiosa pelo início das aulas | Foto: Divulgação

Durante os sete meses que se passaram entre o dia em que Kaylane Rodrigues Madaschi encontrou o programa de intercâmbio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) e o seu desembarque nos Estados Unidos, ela pôde imaginar muitas coisas, menos os dias que se estenderiam até as oito e meia da noite e as temperaturas bastante elevadas – até para uma brasileira.

A não ser pela surpresa que o verão da Flórida lhe trouxe, os dias seguem como planejado. A estudante, que acabou de concluir o terceiro semestre do curso superior tecnológico de Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Osasco, chegou em Orlando em junho para fazer o curso técnico de CAD (Computer-Aided Design, ou Desenho Assistido por Computador) no Valencia College. “Fiz essa matéria no segundo semestre da Fatec e gostei bastante. Então, estou bem animada. Acredito que o que aprendi será muito útil por aqui”, conta.

Mesmo que as aulas só tenham início em 21 de agosto, a agenda de Kaylane já está cheia. Ela passa as manhãs em meio a uma rotina de palestras, apresentações e workshops. Depois da pausa para o almoço, têm início as aulas intensivas de inglês, que duram quatro horas.

Trajetória trilhada desde a Etec

Ainda como aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eventos da Escola Técnica Estadual (Etec) Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, de Pirituba, na Capital, Kaylane soube do curso de Sistemas Biomédicos, área da qual gostava, e tratou de se dedicar ainda mais aos estudos. Era a época da pandemia e o Vestibular da Fatec havia sido substituído pela análise do histórico escolar.

O esforço lhe garantiu uma vaga e o curso teve início em fevereiro de 2022. “Na Fatec tenho tido contato com conteúdos antes desconhecidos por mim, como montagem prática de projeto elétrico e uso de equipamentos, além de outros assuntos novos e específicos”, avalia.

Estudar fora sempre esteve no radar da estudante, mas o investimento necessário a essa empreitada estava fora da sua realidade. Uma realidade que a própria estudante se esforçou para mudar. Em dezembro de 2022, ela entrou no site da ARInter. “Vi os editais abertos, encontrei o CCI Program (Community College Initiative, oferecido pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos), li os pré-requisitos e descobri que poderia aplicar”, diz. Depois de passar pelos processos seletivos, consegui uma das três vagas”, conta a estudante.  “Sou grata ao Centro Paula Souza por me proporcionar essa oportunidade.”

Ao falar do campus que frequentará nos próximos 10 meses, Kaylane fica ainda mais animada. “O prédio do Valencia College é sensacional! São cerca de 14 edifícios: biblioteca, espaço do estudante, academia, centro de construção de carreira, espaço para eventos especiais”, enumera.

Um ano acadêmico nos Estados Unidos

O Programa no Valencia College oferece bolsas de estudos em Community Colleges – as Faculdades Comunitárias estadunidentes – por um ano acadêmico. Ele é oferecido para alunos de cursos superiores de áreas específicas e cobre desde passagens aéreas de ida e volta, mensalidades e taxas universitárias obrigatórias, até hospedagem, refeições e despesas básicas de chegada e permanência nos Estados Unidos.