Filtro de Daltonismo

Estado ganha Etecs nos municípios de Bragança Paulista e Guaíra

Com as unidades recém-criadas, o Centro Paula Souza passa a administrar 227 Escolas Técnicas Estaduais, presentes em todas as regiões do Estado de São Paulo

28 de julho de 2023 3:34 pm Institucional

Início das atividades da Etec de Bragança Paulista é previsto para primeiro semestre de 2024, no campus da Fatec l Foto: Divulgação

Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28) traz os decretos de criação das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Bragança Paulista e de Guaíra, ambos assinados pelo governador Tarcísio de Freitas.

Com as novas unidades, o Centro Paula Souza (CPS) passa a administrar 227 Etecs, presentes em 169 municípios, além das 77 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Etec de Bragança Paulista

As atividades da nova Etec estão previstas para começar no primeiro semestre de 2024. Os estudantes vão aproveitar a infraestrutura já existente da Fatec Bragança Paulista. A previsão é de que a unidade recém-criada, situada na Região de Campinas, ofereça inicialmente dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Administração e Desenvolvimento de Sistemas.

Etec de Guaíra

Localizada na Região de Barretos, a escola começou as atividades como classe descentralizada da Etec Coronel Raphael Brandão, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria Auxiliadora Lelis Alves.

Atualmente, a nova Escola Técnica conta com 214 matriculados, distribuídos nos cursos técnicos de Administração, Mecânica e Segurança do Trabalho, e no Ensino Médio Integrado ao Técnico de Administração e Desenvolvimento de Sistemas. No processo seletivo para o segundo semestre de 2023 a nova unidade disponibilizou 40 vagas para o curso técnico de Administração.

O município de Guaíra também oferece o Ensino Médio Integrado ao Técnico, por meio de parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para 84 estudantes dos cursos de Administração e Informática para Internet.

Na parceria para implantação da Etec, cabe à prefeitura adequar e ceder o prédio que abrigará a unidade. O Governo do Estado ficou responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. É da competência do Centro Paula Souza a elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores.