Escritor e cronista Antonio Prata ministra oficina em Etec da Capital

Participam da atividade 80 alunos do Ensino Médio com ênfase em Linguagens e suas Tecnologias da Etec Professor Horácio Augusto da Silveira, localizada na zona norte

29 de agosto de 2023 10:09 am Etec

Na segunda-feira (28), o escritor já esteve na unidade para conhecer alunos e explicar o formato da atividade l Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Horácio Augusto da Silveira, localizada na zona norte da Capital, participam nesta semana da oficina “Crônica, a literatura ao rés do chão”, ministrada pelo escritor, roteirista e cronista do jornal Folha de São Paulo Antonio Prata. Realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a atividade envolve 80 alunos do Ensino Médio com ênfase em Linguagens e suas Tecnologias.

Durante três encontros presenciais, Antonio Prata vai abordar o gênero da crônica, por meio de autores como Rubem Braga, Fernando Sabino e Machado de Assis. Além disso, vai ler e comentar textos produzidos pelos estudantes durante a oficina. Na segunda-feira (28), ele já esteve na unidade para conhecer os alunos e explicar o formato da atividade.

A oficina faz parte do projeto Motirõ – Escola de Criação Literária, que oferece anualmente cursos gratuitos de leitura e criação de textos ficcionais e poéticos, ministrado por renomados escritores e poetas brasileiros. O objetivo é apresentar aos alunos da rede pública do Ensino Médio e das Faculdades de Letras e Literatura o prazer de ler, de experimentar as possibilidades oferecidas pela escrita e de desenvolver habilidades para a criação de textos literários.

“Essa interação inspira os estudantes a explorarem as maravilhas da escrita de maneira excepcional”, afirma o diretor da Etec, Michel Franklin. “O projeto não apenas motiva, mas também se apresenta como uma porta de entrada para uma jornada apaixonante no mundo da literatura para nossos alunos.”

O Motirõ é resultado de parceria entre a Oceanos Cultura, responsável pela realização do Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, e Instituto Alair Martins (Iamar), braço social do Sistema Martins.

Compartilhe


Veja também