Comitiva esteve em reunião na sede administrativa da instituição e teve oportunidade de presenciar o ensino sendo aplicado na prática, durante visita à Etec Santa Ifigênia
Integrantes do Ministério da Educação da Holanda conversam com alunas durante visita à Etec Santa Ifigênia | Foto: Roberto Sungi
Com o objetivo de conhecer o ensino ofertado pelo Centro Paula Souza (CPS) e explorar possibilidades de cooperação para o melhor aprendizado dos alunos, uma comitiva de educação dos Países Baixos, esteve na sede administrativa da autarquia, localizada no Centro da Capital, na manhã desta terça-feira (27).
Gerbert Kunst, diretor de Políticas Internacionais e Valentijn Ebbers, oficial sênior de Políticas do Ministério de Educação e Ciências dos Países Baixos, além de Ernst-Jan Bakker, conselheiro de Educação e Ciência da Embaixada, assistiram a uma apresentação e puderam ter um panorama do modelo de ensino e dos índices alcançados pela instituição em avaliações nacionais e internacionais.
Além disso, os integrantes da comitiva conheceram o formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e habilidades que são estimuladas nas aulas das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O grupo visitou a Etec Santa Ifigênia e acompanhou o trabalho da autarquia sendo aplicado. “Nós gostamos de observar como o aluno aplica o curso técnico na prática. Ficamos impressionados com a organização da escola e felizes em ver que os jovens estão preparados, inclusive, para conversar conosco em inglês,” comentou Kunst.
O encontro foi organizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) e contou com as presenças de representantes da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) e da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec).
“Com esta visita temos muito a aprender, mas o mais importante é poder apresentar a eles as características do Centro Paula Souza e da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do sistema de ensino brasileiro”, destacou o coordenador pedagógico das Fatecs, André Braun.