Educação de qualidade impacta positivamente a vida de milhares de jovens; conheça trajetória de ex-aluno que hoje é líder de TI de um dos maiores bancos digitais do País
Rafael Gottardi compartilha sua história de formação acadêmica em Etec e Fatec do Centro Paula Souza | Foto: Reprodução/YouTube
Com formação técnica em Eletrônica, pela Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Aprígio Gonzaga, e graduação tecnológica em Processamento de Dados, pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, unidades do Centro Paula Souza (CPS) localizadas na Capital, Rafael Gottardi passou de um jovem estudante, que mal sabia o significado de Ensino Técnico, a um dos líderes de arquitetura de tecnologia no C6 Bank, um dos principais bancos digitais do País.
A história dele com o CPS começou há quase 30 anos, quando o então adolescente recebeu a orientação de um professor para ingressar em um curso técnico. “Eu não sabia bem o que era isso e nem como iria mudar totalmente a minha vida”, lembra Rafael. Somado ao aprendizado pedagógico, ele atribui ao período em que estudou na Etec o desenvolvimento de habilidades socioemocionais valiosas. “Posso dizer com segurança que meu caráter, minha personalidade e minha forma de ver o mundo foram moldados por essa experiência”.
Rafael também destaca o diferencial do aprendizado na Fatec. “Sempre tive vontade de atuar resolvendo problemas práticos, colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. Quando descobri o curso de Processamento de Dados, percebi que era exatamente o que eu procurava”, explica. “O vestibular foi uma etapa muito difícil, me dediquei muito para ser aprovado. E o esforço valeu a pena. Tive a chance de conseguir uma formação de qualidade, além de receber dos professores uma visão profissional ética e de vida que estruturaram minha carreira e abriram muitas portas”, completa.
Sonhos realizados
A trajetória de sucesso de Rafael está diretamente ligada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) recebida no CPS. Felizmente, ele não é um caso de sucesso isolado. Desenvolvedor de aplicativos, gestora em bigtech, medalhista olímpico, engenheiro na Alemanha e músico em Madri são outros exemplos das inúmeras histórias de destaque profissional conquistadas por ex-alunos do CPS.
O fomento à empregabilidade é um dos norteadores pedagógicos da instituição e os resultados desse esforço é positivo. Nas Etecs, o índice de empregabilidade um ano após a conclusão do curso é de 77%. Já nas Fatecs, o número chega a 91%. Os dados são referentes à edição 2023 da Pesquisa de Avaliação Institucional.
Para consolidar a alta aprovação dos egressos nas vagas ofertadas pelo setor produtivo, o CPS prioriza a inovação e as melhores práticas pedagógicas em seus cursos técnicos e superiores tecnológicos. A instituição mantém parcerias com mais de 340 órgãos e empresas, que contribuem com o trabalho de atualização constante dos currículos e o alinhamento com as demandas do mercado de trabalho.
Venha estudar com a gente
As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2025 estão abertas até dia 6 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. São oferecidas 12.550 vagas distribuídas por todo o Estado. Outras 7.470 vagas estão reservadas aos candidatos do Provão Paulista. No total, são 20.020 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.
Já as inscrições para o Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2025 podem ser feitas até o dia 10 de junho, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O exame será aplicado no dia 6 de julho. A avaliação é o caminho para quem deseja cursar o Ensino Técnico ou uma Especialização Técnica gratuita das Etecs. O processo seletivo conta com mais de 36 mil vagas, distribuídas por todo o Estado de São Paulo.