Ex-aluno da Etec de Itapeva faz carreira como músico em Madrid

A geologia foi a sua escolha profissional. Enquanto isso, nas dependências da escola, durante um festival de música, Fernando de la Rua descobriu também o violão

20 de junho de 2023 10:18 am Institucional

O Violão Flamenco é a especialidade de Fernando de la Rua, músico e professor em conservatório de Madrid | Foto: Wilian Aguiar

Fernando de la Rua tem duas paixões: a geologia e a música. Ambas nasceram na mesma época e no mesmo lugar: a Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Demétrio Azevedo Jr., em Itapeva. Nos anos 1980, quando cursou o então 2º Grau (equivalente ao atual Ensino Médio), a escola ainda era o Colégio Técnico Industrial Dr. Demétrio Azevedo Jr. Em 1993, incorporada ao Centro Paula Souza (CPS), ela se tornaria uma Etec, com sua tradição que vinha desde anos 1960. Até hoje é conhecida pelo mais afetivo Escola de Minas.

Filho de pai espanhol, Fernando queria começar a traçar o caminho para sua independência financeira. O 3º ano do Colegial era obrigatoriamente um curso profissionalizante, e ele optou pelo curso Técnico em Mineração. “A escola oferecia um alto nível de conhecimento técnico e eu teria uma grande probabilidade de conseguir estágio e contratação”, lembra.

“A música era uma atividade paralela aos meus estudos. Fui um aluno muito aplicado, com boas notas, o que não me impedia de usar os intervalos para tocar violão”, conta. Essas duas atividades, então despretensiosas – a Geologia, parte dos estudos do curso, e a música, se tornariam relações sérias e duradouras.

O “empurrão” definitivo para a música aconteceu no Minas in Concert, um festival que reuniu os estudantes, em setembro de 1982, no endereço então ocupado pelo Cine São José. O evento deixou clara a vocação do aluno. Já formado, trabalhou no estado do Tocantins e depois em São Paulo, onde continuou os estudos de violão, agora voltados para o Flamenco, o marcante estilo espanhol de música e dança. E é no coração – ou na capital – da Espanha que ele vive há 23 anos.

Especializado em Violão Flamenco, Fernando compõe o corpo docente do Conservatório Superior de Danza Maria de Ávila, em Madrid, onde leciona no curso “Música Aplicada a Danza”, para bailarinas e bailarinos de flamenco e danza espanhola. Durante o verão europeu, viaja para mostrar sua música na Alemanha. Outro país que frequenta com seu Violão é o Panamá.

Fernando nunca se desligou do Brasil e não esconde a admiração por várias vertentes da música brasileira. Costuma vir ao país cerca de duas vezes por ano, não apenas para ver a família e os amigos, mas também para se apresentar com seu violão e ministrar cursos e masterclasses. Assim ele explica como une essas duas atividades: “Amei estudar Geologia e aprendi a colocar esse amor na música que faço”.

Compartilhe


Veja também