Filtro de Daltonismo

Empresa de ex-aluno da Fatec Sebrae participa de ‘HackTown’

Evento em Minas Gerais ofereceu mentoria e conexões com outros negócios para startup fundada por jovem formado no curso de Gestão de Negócios e Inovação

5 de agosto de 2025 9:01 am Empreendedorismo, Eventos, Fatec, Institucional, Tecnologia

Vinícius Rezende, no canto, à direita, durante encontro com representantes do Centro Paula Souza no evento l Foto: Divulgação

Fundada por Vinícius Rezende, ex-aluno da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da Capital, a startup Icônico! participou, no último fim de semana, do HackTown. Realizado em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, cidade considerada polo tecnológico e criativo, o evento ofereceu palestras, painéis e entrevistas com temas como tecnologia, pessoas, música, empreendedorismo e artes.

A Icônico! é uma loja online especializada em quadros personalizados por meio de inteligência artificial. Vinícius conta em seu perfil no Linkedin que sempre sonhou em empreender. “Desde cedo a aptidão pelo empreendedorismo fez parte da minha jornada. Aos 13 anos, comecei a ler livros sobre o tema e aos 17 fui emancipado para abrir meu primeiro negócio. No mesmo ano [2020], iniciei minha formação em Gestão de Negócios e Inovação, pela Fatec Sebrae, aprofundando competências técnicas e comportamentais para atuar nesse amplo e envolvente universo.”

Foram selecionadas para o evento apenas empresas que se encaixavam na categoria startups. “Dentro da seleção é possível escolher as atividades das quais gostaria de participar. Eu optei por mentoria e conexões com outros negócios”, explica Vinícius. “Foi algo muito inovador, nunca vi nada parecido. É um evento que abrange a cidade toda, não fica restrito a um único espaço. Ao mesmo tempo em que o participante estava em um polo tecnológico, conversando com pessoas de todo o Brasil, também havia o contato com a comunidade local, o que enriqueceu muito a experiência.”

Na avaliação de Vinícius, a participação no evento foi muito produtiva. “Em breve, lançarei um novo produto e foi possível testá-lo ali mesmo, gerando uma troca de ideias que agregou muito. É muito importante sair um pouco do seu ambiente e se conectar com novas pessoas”, finaliza.

Vinícius também conheceu e retomou contato com diversos representantes das Fatecs e do Centro Paula Souza (CPS) durante o HackTown, como o professor do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, Caio Flavio Stettiner, além do coordenador-geral de Ensino Superior de Graduação do CPS, Robson dos Santos.

Foto personalizada por meio de inteligência artificial, ferramenta utilizada pela startup l Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também