As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, em Itatiba, e de Cubatão receberam, em outubro, a certificação de Escola Associada da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a […]
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, em Itatiba, e de Cubatão receberam, em outubro, a certificação de Escola Associada da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O programa, presente em 130 países, reúne escolas que trabalham pela ideia da cultura da paz e que estimulam projetos dirigidos à ampliação da consciência de cidadania ou relacionados às preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Unesco, como direitos humanos e meio ambiente. Para integrar o programa, as escolas se candidataram e apresentaram projetos desenvolvidos por alunos.
A Etec Rosa Perrone Scavone foi selecionada com o projeto Smart Brailler e Colete Sinalizador: mecanismos de autonomia para o deficiente visual. O Smart Brailler é uma impressora em braille feita com material reciclado e um microcontrolador. Já o Colete Sinalizador auxilia os deficientes visuais durante a locomoção. Ao detectar obstáculos, o equipamento emite uma vibração no pulso. Esse projeto foi o campeão da categoria Ensino Técnico do Prêmio Construindo a Nação, em 2014.
O diretor da Etec Itatiba, Anderson Wilker Sanfins, acredita que a certificação valoriza o desempenho dos estudantes e dos profissionais da unidade: “Para nós, é um selo de reconhecimento do trabalho da escola. Os projetos dos alunos são feitos para a comunidade”.
A Etec de Cubatão apresentou o projeto Educação financeira e sustentável, cujo objetivo é incentivar os alunos a criar soluções para conscientizar e ajudar a sociedade. Implementado na escola no início do ano, o projeto estimulou os estudantes do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio a desenvolver 30 propostas sustentáveis. Entre as ideias, há uma ONG que produz vassouras e pás a partir de materiais recicláveis, um cofre para crianças aprenderem a poupar e até um aplicativo para auxiliar os alunos na pesquisa de preços e na divisão de custos durante trabalhos em grupo. Os projetos criados pelos estudantes serão exibidos durante a segunda feira tecnológica da Etec, nos dias 18 e 19 de novembro.
“A certificação mostra que a escola está desempenhando seu papel, que está desenvolvendo bons projetos e que está comprometida em encontrar soluções para a comunidade”, afirma a coordenadora do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio da Etec de Cubatão, Fátima Mendes Candia.
O Programa de Escolas Associadas (PEA) tem por objetivo criar uma rede internacional de escolas. Segundo a Unesco, o principal benefício é a integração entre as unidades, com a troca de informações e o compartilhamento de projetos e ideais.