Docente da Etec Tatuí testa usabilidade em cadeiras de rodas

Uma pesquisa desenvolvida por um professor de uma das unidades do Centro Paula Souza pretende melhorar a qualidade de vida de idosos que dependem de cadeiras de rodas para locomoção. Conhecer as necessidades psicofisiológicas de […]

12 de abril de 2007 10:00 am Etec

Crédito: Freepik

Uma pesquisa desenvolvida por um professor de uma das unidades do Centro Paula Souza pretende melhorar a qualidade de vida de idosos que dependem de cadeiras de rodas para locomoção. Conhecer as necessidades psicofisiológicas de pessoas nestas condições foi um dos propósitos das avaliações feitas pelo Profº Ivan Ricardo Rodrigues Carriel, nas dependências da Etec Salles Gomes, de Tatuí.

Os testes, realizados em janeiro, fazem parte da pesquisa de mestrado intitulada “Recomendações Ergonômicas para o Projeto de Cadeira de Rodas: Considerando os Aspectos Fisiológicos e Cognitivos dos Idosos” a ser defendida no Programa de Pós-graduação em Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/Campus de Bauru.

Cerca de 33 voluntários, com idade média de 70 anos, participaram da atividade, composta por três etapas: montagem da cadeira de rodas, realização do percurso e entrevista. O respaldo clínico e ético para coleta dos dados foi garantido pela presença de um profissional da área de enfermagem, que conferiu a pesagem, medição da altura, pressão arterial e batimentos cardíacos.

De acordo com Carriel, a boa usabilidade de uma cadeira de rodas depende de três fatores: o equipamento deve estar de acordo com critérios técnicos e ergonômicos e o usuário deve receber instruções para fazer o correto manejo do equipamento. Caso alguns desses fatores não estejam de acordo, a garantia de conforto, segurança e eficiência, certamente será comprometida, acarretando sérios riscos à saúde do idoso.