Experiências e trajetórias de egressos mostram como a base tecnológica oferecida pelo CPS contribui para inovação, inclusão social, desenvolvimento e novas oportunidades
Ex-aluno da Fatec Baixada Santista, Ivam Jardim atua em projetos de modernização e expansão do Porto de Santos l Foto: Divulgação
Os primeiros passos de muitos profissionais que hoje se destacam no mercado de trabalho foram dados nas salas de aula e laboratórios das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). Oferecendo cursos que conectam teoria e prática, as unidades mantidas pelo Centro Paula Souza (CPS) preparam os estudantes para atuar de forma qualificada em vários segmentos da economia. Nesta segunda-feira (6), quando é celebrado o Dia do Tecnólogo, ex-alunos contam como a experiência acadêmica foi fundamental para suas trajetórias .
Formado em Logística e Transporte pela Fatec Baixada Santista – Rubens Lara, de Santos, Ivam Jardim é, atualmente, sócio-diretor da Agência Porto Consultoria, especializada em atender empresas do setor portuário em todo o País.
O ex-aluno destaca que a vivência na faculdade foi decisiva para o seu ingresso no mercado. “Concluí o curso e logo comecei a trabalhar na área de consultoria. Fiz uma pós-graduação em MBA em Gestão Portuária, mas a base que recebi na Fatec foi essencial para minha trajetória. Hoje, na agência, sou responsável pela coordenação de uma série de serviços, como assessoria regulatória e econômica, e também pelo desenvolvimento de projetos de modernização e expansão no Porto de Santos”, explica.
Jardim vai além: o complexo, o maior do Brasil, evolui e cresce cada vez mais com o suporte de profissionais qualificados formados pelas faculdades de tecnologia do CPS. “A Fatec formou grande parte da mão de obra que hoje está atuando no setor portuário santista. Sou muito grato à unidade pelo período que estive lá”, conclui.
Design de ‘games’
Sam Geraldini, formada em Jogos Digitais pela Fatec São Caetano do Sul – Antônio Russo, é hoje game designer e diretora criativa em empresas e projetos renomados da área. “Quando entrei na faculdade, eu não tinha ideia de como se produzia um jogo. O curso me ofereceu uma visão ampla e tive todas as bases para compreender as diferentes etapas do desenvolvimento, desde a programação até a criação de narrativas e design”, recorda.
Esse aprendizado, aponta, vem sendo essencial em suas experiências e conquistas profissionais. Como game designer, por exemplo, ela integrou a equipe Crenix, vencedora do prêmio de melhor jogo infantil (As Aventuras do Capitão Algodão) do Big Festival 2022, a maior competição de produções independentes do segmento no mundo.
Projeto social
Outro exemplo de como a formação acadêmica pode transformar vidas vem da Fatec Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia. Foi no curso de Gestão Empresarial que o casal Márcia Andrea dos Santos Moraes e Osvaldo Jesus de Moraes Júnior deu início à Associação dos Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI). Criada a partir de trabalhos acadêmicos, a instituição se consolidou como um empreendimento social que atende hoje cerca de 100 pessoas.
Moraes Júnior perdeu a visão em 2010 e ingressou na Fatec no ano seguinte. “Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre a formalização de uma instituição voltada à pessoa com deficiência visual. Tenho uma gratidão enorme pela faculdade, que me deu a oportunidade de transformar esse projeto em realidade”, conta. Ele lembra do apoio de professores e colegas e destaca que segue em contato com a unidade, participando de projetos e motivando novos alunos.
Ele preside a ADVI, que já conta com equipe de colaboradores e voluntários. A associação oferece oficinas e serviços nas áreas de tecnologia assistiva, orientação e mobilidade, artes, assistência social, psicologia e educação física. Já Márcia coordena a parte administrativa e financeira da instituição. “Apliquei na ADVI tudo o que aprendi no curso, especialmente em gestão de pessoas e elaboração de projetos. A Fatec nos deu ferramentas para consolidar um sonho que começou dentro da faculdade e que hoje beneficia muitas famílias”, afirma.
Vestibular das Fatecs
A inscrição para o processo seletivo das Fatecs pode ser feita até as 15 horas de 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa é de R$ 47. O requisito para concorrer a uma vaga no Ensino Superior gratuito das Fatecs é ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2026, estão a criação de novos cursos de bacharelado e engenharia. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site do Vestibular. Outras informações podem ser consultadas no Manual do Candidato.