Dia do Saci: uma celebração da cultura e folclore brasileiros

Em 31 de outubro, mesma data em que vários lugares do mundo festejam Halloween, Brasil celebra raízes culturais, resgatando a lenda do menino protetor das florestas

30 de outubro de 2023 11:05 am Institucional

A lenda diz que o Saci é um jovem negro, com uma perna só, que gosta de pregar peças e brincadeiras | Foto: Freepik

Enquanto o mundo escolhe uma fantasia e se prepara para o Halloween, o Brasil se apropria do dia 31 de outubro para comemorar o Dia do Saci. O último dia de outubro nacionalmente é usado para homenagear uma das figuras mais icônicas do folclore brasileiro. O objetivo é simples, mas ao mesmo tempo desafiador: resgatar e valorizar as raízes culturais brasileiras e promover o reconhecimento da diversidade de histórias que compõem nossa rica herança folclórica.

A história do Saci todo mundo deveria conhecer. A lenda diz que o Saci é um jovem negro, com uma perna só, que gosta de pregar peças e brincadeiras. Usa um gorro vermelho que tem poderes mágicos, incluindo a habilidade de se transformar em um redemoinho. O menino travesso também é conhecido por assustar caçadores e madeireiros que desrespeitam a floresta, além de ajudar aqueles que buscam proteger o meio ambiente.

Valorização da cultura brasileira

Para a professora de história da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, da Capital, Camila Bueno, o Dia do Saci é um importante resgate para os jovens estudantes, já que a celebração colocada em pauta mantém todo o folclore brasileiro vivo. “Não é só o Saci que permanece vivo nesta comemoração, mas todas as lendas folclóricas que estão no imaginário popular”, explica. Segundo ela, “a maior importância deste dia está na celebração e na valorização da cultura brasileira.”

A lenda por si só é uma grande manifestação da rica cultura brasileira e a origem faz referências às tradições indígenas e africanas incorporadas na história do Brasil. A figura do Saci é um exemplo de como lendas, mitos e tradições se entrelaçaram ao longo dos séculos, formando uma parte essencial da identidade cultural do País.

Embora o personagem do Saci desempenhe um papel importante na cultura popular brasileira, o conhecimento sobre o folclore brasileiro pode variar entre as novas gerações no Brasil. Em um mundo cada vez mais globalizado é possível que algumas crianças e jovens tenham menos contato com as tradições folclóricas e, consequentemente, conheçam menos sobre o Saci e outras figuras do folclore nacional.

Compartilhe


Veja também