Polímeros

Os tipos de polímeros (materiais plásticos) e como utilizá-los na fabricação de produtos como o plástico, que pode ser transformado de embalagens a componentes para automóveis. As disciplinas básicas para a compreensão do curso são matemática, química e física. Também faz parte da grade curricular a gestão de recursos industriais, o impacto ambiental, as técnicas de reciclagem e reutilização de materiais e também alguns processos de transformação dos materiais poliméricos.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Produção Industrial

Área de
Atuação

Trabalha na fabricação dos polímeros. Avalia as características químicas, físicas e mecânicas dos plásticos, tendo em vista suas possíveis aplicações (peças para automóveis, materiais de construção, medicina etc.). É também responsável pelo monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem envolvidos e pela identificação e acompanhamento das variáveis relevantes, inclusive aquelas que se referem ao meio ambiente. Atualmente a maioria dos materiais empregados na indústria (cerâmicos, metálicos, etc.) estão sendo substituídos por plásticos, o que aumenta a procura por esse profissional. Outro campo promissor é o desenvolvimento de novos materiais polímeros, como os compósitos, compostos formados pela inserção de fibras naturais, como a de coco ou sisal, ou até mesmo vidro. Estas fibras melhoram as propriedades mecânicas desses materiais.

Onde
Trabalhar

as indústrias petroquímicas (fabricantes de matéria-prima) e em outras que utilizam esse material para a produção de produtos e peças, como a automobilística, aeronáutica, de embalagens, eletrodomésticos, biomédica e farmacêutica. Empresas de reciclagem e instituições de ensino e pesquisa também são campo de trabalho para o tecnólogo em polímeros. Como empreendedor, o profissional pode abrir, por exemplo, sua própria empresa de consultoria ou reciclagem de materiais plásticos.

Onde
Estudar

Sorocaba  -  Sorocaba Fatec Sorocaba – José Crespo Gonzales Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec Zona Leste Metropolitana de São Paulo  -  Mauá Fatec Mauá