Agroindústria


Descrição

Biologia celular, bioquímica, cálculo, química, física, estatística e contabilidade são disciplinas básicas para o aluno aprender a lidar com a indústria de produtos de origem animal e vegetal. Assuntos sobre logística, nutrição, marketing, panificação, processos para embalagem de produtos e técnicas de produção de alimentos, papel e celulose, entre outros, também fazem parte da grade curricular.

Atuação

Atua na cadeia de transformação da matéria-prima agropecuária – como carne, leite, frutas, hortaliças e mel – em produtos industrializados – cortes de carne congelados, iogurtes, sucos, doces etc. O tecnólogo pode avaliar e controlar a qualidade da matéria-prima obtida pelas indústrias, além de acompanhar a produção e o processo de embalagem, orientando os funcionários e corrigindo falhas (como contaminação e alterações no sabor, por exemplo). Pode atuar ainda no controle da segurança alimentar e de qualidade e na análise nutricional dos alimentos (determinação da porcentagem de fibras, de gorduras, entre outras). Também pode trabalhar com o cálculo do custo dos produtos, assim como na logística de distribuição. Está apto para colaborar com estratégias de comunicação da empresa para a difusão de seus produtos. O tecnólogo em Agroindústria está focado no processamento de produtos agrícolas, enquanto o tecnólogo em Agronegócio cuida da gestão das empresas ligadas à produção de bens ou serviços oriundos da produção agrícola. O curso de Agroindústria é novo nas Fatecs. A primeira turma se formou no segundo semestre de 2014.

Onde Trabalhar

Pode atuar em indústrias de alimentos, papel e celulose, cosméticos e farmacêutica. Existe campo de trabalho em cooperativas e órgãos de pesquisa. É possível ainda abrir o próprio negócio, de pequeno ou médio porte.

Onde estudar

Fatec Capão Bonito