Filtro de Daltonismo

Foto: Gastão Guedes

Agronegócio

O curso tem foco em gestão de negócios agrícolas, portanto deverá cursar diferentes disciplinas da grande área administração, abrangendo finanças, economia, marketing, dentre outras para a adequada gestão do agronegócio. Para melhor compreensão das cadeias produtivas vegetais e animais, são abordadas disciplinas de ciências agrárias, tais como tecnologias de produção vegetal, animal e agroindustrial. Algumas disciplinas básicas são essenciais para o ensino superior, sendo elas matemática, português, inglês e informática.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Recursos Naturais

Área de
Atuação

O tecnólogo em Agronegócio tem o perfil de um administrador do setor rural. Trabalha com a gestão do negócio agrícola, gerenciando qualquer etapa da produção agropecuária, desde a matéria-prima até a distribuição e comercialização do produto final.

Define investimentos, avalia custos, determina o uso de insumos e acompanha os processos de plantio e colheita, por exemplo, tendo em vista a qualidade e a produtividade do negócio. Também está apto a administrar empresas agrícolas ou agroindústrias.

Outra possibilidade é atuar com mercado futuro de ações, negociando contratos de commodities agrícolas (mercadorias como café, soja, milho etc., cujo preço é controlado por bolsas internacionais).

Destaque

O tecnólogo em Agronegócio cuida ainda da gestão de empresas ligadas à produção de bens ou serviços oriundos da agricultura, enquanto o tecnólogo em Agroindústria está focado no processamento de produtos agrícolas.

Onde
Trabalhar

Empresas agrícolas e agroindústria, nas áreas de gestão, comercialização e marketing; em supermercados e redes de distribuição; corretoras e bolsa de valores; fazendas; empresas de importação e exportação de produtos agrícolas; consultorias.

O profissional também pode abrir seu próprio negócio. O agronegócio é responsável hoje por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Talvez você possa se interessar também por: