Produção Industrial


Descrição

Física, cálculo, informática, economia, estatística e administração estão presentes no início do curso. Entre os assuntos técnicos, o aluno vai aprender sobre desenho técnico industrial, projeto e desenvolvimento de produtos, materiais e tratamentos, processos de fabricação, sistemas eletroeletrônicos, hidráulicos e pneumáticos, logística e manutenção industrial. Disciplinas da área de gestão também fazem parte do currículo.

Atuação

É um especialista em processos de fabricação. É responsabilidade do tecnólogo aumentar e garantir a produtividade, reduzir custos de produção e certificar a qualidade final de tudo que é fabricado. Cuida do funcionamento das linhas de produção automatizadas ou não, utilizando softwares específicos. Acompanha os fluxos dos processos de produção dentro da fábrica e zela pela aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental. Também atua como intermediário entre os colaboradores do chão de fábrica e o engenheiro de produção. Acompanha a aquisição de máquinas e equipamentos. Elabora balanços e inventários de bens e mercadorias. Pode atuar ainda na distribuição dos produtos. Está mais focado nos processos produtivos, nas máquinas, ferramentas e processos de produção, enquanto o tecnólogo em Gestão da Produção Industrial ocupa-se das questões relacionadas à gestão.

Destaque

O setor de produção industrial é crucial para o desenvolvimento econômico do País, foco de muitos investimentos governamentais e privados.

Onde Trabalhar

Indústrias de pequeno, médio e grande portes de vários setores, empresas prestadoras de serviço para as indústrias e empresas de consultorias. O profissional também pode empreender, abrindo sua própria prestadora de serviço ou consultoria.

Onde estudar

Fatec Botucatu
Fatec Sertãozinho – Deputado Waldyr Alceu Trigo
Fatec Taquaritinga