Foto: Gastão Guedes
Química, bioquímica, microbiologia e nutrição são disciplinas básicas do curso. Além disso, o aluno vai aprender também como os alimentos devem ser processados pela indústria e conservados, qual embalagem é mais adequada para cada tipo de alimento etc.
Pode atuar como gestor na indústria de alimentos, planejando processos e gerenciando equipes. Está apto a trabalhar no desenvolvimento de novos produtos.
Em restaurantes, define a forma de apresentação e o tempo de exposição dos alimentos, além de zelar pelas boas práticas de fabricação (vestimenta adequada dos profissionais, correta higienização do produtos e equipamentos etc.).
É responsável pelo recebimento dos produtos perecíveis e pelo controle de acondicionamento tanto em restaurantes quanto em redes de supermercado. Está habilitado ainda a fazer análises laboratoriais em indústrias, frigoríficos e usinas de cana-de-açúcar para verificar as características dos alimentos, produtos e matérias-primas, a fim de controlar a qualidade.
Indústrias alimentícias, fábricas de conserva, frigoríficos, redes de supermercados, restaurantes e usinas de cana-de-açúcar. O tecnólogo pode ainda empreender, abrindo um restaurante ou loja de produtos funcionais e antialergênicos, por exemplo.