Crédito: aleksandarlittlewolf – Freepik
O especialista em bioprocessos planeja, executa e controla processos industriais que envolvem fermentação. O profissional desenvolve novos produtos, otimiza métodos de produção e aplica tecnologias voltadas à conservação de alimentos e geração de biocombustíveis. Também faz parte das atividades a atuação em equipes multidisciplinares, avaliação de qualidade de matérias-primas e produtos, e a proposta de soluções inovadoras com foco em sustentabilidade e economia circular.
320 hrs
1 semestre
O especialista pode atuar em indústrias de alimentos, bebidas, biocombustíveis, cosméticos e farmacêuticas, além de agroindústrias, laboratórios ambientais e de pesquisa. Também pode empreender na área ou prestar consultoria em processos fermentativos e de aproveitamento de resíduos.
Indústrias alimentícias e de bebidas, indústrias químicas e farmacêuticas, empresas de biotecnologia, agroindústrias, laboratórios de controle e análise, empresas de consultoria e desenvolvimento de processos, além de negócios próprios ligados a bioprocessos.
Para cursar a especialização é preciso ter concluído curso Técnico em Açúcar e Álcool; Biotecnologia; Química; Curtimento; Alimentos; Agroindústria; Viticultura e Enologia; ou curso equivalente. Também pode ser apresentado o certificado de conclusão de curso superior relacionado. É necessário apresentar histórico escolar ou diploma no ato da matrícula.