Parceria com CPS contemplará aluno de Etec, matriculado na terceira série do Ensino Médio, com melhor desempenho na competição da USP; inscrições abertas até 15 de agosto
Mariana Martins, ex-aluna da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, ficou com a vaga para o Intercâmbio em 2024 l Foto: Roberto Sungi
Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) podem fazer a inscrição até dia 15 de agosto para a nona edição da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (Cuco). A iniciativa integra o Programa Vem Saber USP, que conta com o apoio do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), em parceria com o CPS e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Estudantes, escolas, professores incentivadores e dirigentes de ensino serão contemplados com prêmios diversos. Assim como ocorreu em 2024, uma aluna ou aluno da terceira série do Ensino Médio das Etecs que alcançar o melhor desempenho na Cuco ganhará uma vaga na edição 2025 do Intercâmbio Cultural do CPS, desta vez com destino à Espanha. “A experiência internacional é muito importante para esses jovens que estão prestes a dar continuidade às suas vidas acadêmicas no Ensino Superior. A vaga no Intercâmbio é mais um incentivo para nossos alunos participarem da competição”, celebra a chefe da Assessoria de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis. Mais informações no regulamento.
A Cuco tem o objetivo de estimular o aprendizado das disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos que dão acesso ao Ensino Superior, aproximando a universidade dos alunos da rede pública. A competição é destinada a todos os estudantes matriculados da primeira à terceira série do Ensino Médio regular e integrado, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) das escolas públicas do Estado de São Paulo – municipais, estaduais, Etecs e Instituto Federal. A inscrição é gratuita.
Avaliação
A prova será realizada em fase única, entre os dias 25 e 29 de agosto, no formato online. A avaliação é composta por 18 questões de múltipla escolha, de caráter classificatório. O teste é elaborado a partir das disciplinas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro.
Os estudantes interessados devem acessar o site, informar o número do CPF, preencher o formulário e responder ao Questionário de Avaliação Socioeconômica. Na ficha, o candidato poderá mencionar o professor que o incentivou a participar da competição, no campo Professor Incentivador. Confira o edital.
“Quanto mais cedo os alunos começam a se preparar para a continuidade dos estudos em nível superior, mais aumentam suas chances de sucesso no desafio proposto pelos vestibulares, principalmente das universidades públicas, como a USP. Ao longo dos anos nossos alunos têm nos orgulhado muito com os resultados conquistados na Cuco”, avalia a superintendente de Desenvolvimento de Materiais Educacionais e Programas Pedagógicos do CPS, Lucília Guerra.
Professores incentivadores
Os professores com atuação em sala de aula ou em cargos de gestão (coordenação, direção ou outros) na escola ou na Diretoria de Ensino – das escolas públicas do Estado de São Paulo, sejam estaduais, municipais, Etecs ou federais – são participantes voluntários da Cuco.
As atividades incluem incentivar o maior número de estudantes a participar da competição, dar suporte e apoio na execução da inscrição, zelar pela realização das provas, garantir a aplicação em dia e horário da segunda fase e, principalmente, garantir a confidencialidade.
Os docentes voluntários (denominados professores incentivadores) devem realizar cadastro prévio no site da Cuco para participar da competição e concorrer aos prêmios, como os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (ESALQ/USP).
Participação das Etecs na Cuco 2024
Foram realizadas 19.047 provas online por estudantes de Etecs na última edição da Cuco, em 2024. Desse total, 11.580 superaram a nota de corte. Ganharam medalhas de ouro, prata ou bronze 1.589. Entre os 872 estudantes com nota máxima em todo o Estado de São Paulo, 341 eram de Etecs. Também foram reconhecidos 25 docentes de Etecs como Professor Destaque Estadual e 35 como Professor Destaque Regional.