CPS prorroga prazo para empresas manifestarem interesse no AMS

Modalidade do Centro Paula Souza permite conclusão dos Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio; chamamento para empresas vai até dia 30 de junho

16 de junho de 2023 6:19 pm Etec, Fatec

Atualmente, cerca de quatro mil estudantes fazem parte do programa em todo o Estado I Foto: Freepik/pressfoto

O Centro Paula Souza (CPS) prorrogou o prazo para que empresas que queiram participar da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) manifestem seu interesse. O chamamento público pode ser visto neste link e segue aberto até dia 30 de junho.

Pioneiro no Brasil, o AMS – programa desenvolvido pelo CPS, inspirado em um projeto da IBM – permite ao estudante concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem a necessidade de passar pelo processo seletivo para ingressar na faculdade. Como parte da iniciativa, o Paula Souza firma parcerias com empresas para realizar atividades que mostrem como é a prática de algumas profissões aos alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Atualmente, cerca de quatro mil estudantes fazem parte do programa.

Qualquer empresa nacional, consórcio liderado por empresa nacional ou grupo de empresas nacionais ou estrangeiras em situação regular no País pode participar da iniciativa.

“As empresas que atuam no programa em parceria com o CPS  têm diversas vantagens, como a possibilidade de participar da formação dos jovens estudantes, proporcionando a eles novas oportunidades de empregabilidade; conhecer novos talentos, que poderão fazer parte do quadro de colaboradores das empresas, e, ainda, evidenciar que as organizações colocam em prática os preceitos do ESG (Environmental, Social and Governance), informando aos cidadãos que contribuem com a construção de uma sociedade mais responsável, com base em valores éticos”, explica Gilson Rede, diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares do Centro Paula Souza.

Sobre o AMS

A Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) foi implantada em 2019 em três Etecs: Jorge Street (São Caetano do Sul), Polivalente (Americana) e Zona Leste (Capital).  Os alunos da primeira turma finalizam sua formação superior tecnológica neste ano.

“Há muito tempo nós falávamos em verticalização curricular e imaginávamos se seria possível tratar dois currículos como um projeto pedagógico único”, conta o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo, que idealizou o projeto. “Havia um desapontamento dos alunos com o que nós chamamos de sombreamento curricular, a repetição do conteúdo em cursos da mesma área na Etec e na Fatec.”

A oferta da modalidade deu certo, cresceu e já é oferecida nas unidades do CPS localizadas nas cidades de Adamantina, Americana, Araras, Araçatuba, Bauru, Carapicuíba, Garça, Itatiba, Itu, Jales, Lins, Mococa, Mogi Mirim, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo, São Sebastião, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e Taubaté.

Um aspecto inovador da AMS é o fato de que, embora ingressem em uma Escola Técnica, os alunos estudam, preferencialmente, nas dependências das Faculdades de Tecnologia, no período da tarde. “As Etecs administram e acompanham os estudantes, mas também há um professor das Fatecs próximo de cada turma, para ir criando um vínculo que é importante nessa faixa etária”, conta o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves.

Para garantir que o aprendizado ocorra da forma esperada, os alunos passam por avaliações periódicas feitas pelos professores e pelas empresas.