Filtro de Daltonismo

CPS forma gestores para o futuro com foco em IA e sustentabilidade

Presidente do CPS participa do 16º Encontro do Conhecimento em Administração e destaca como Etecs e Fatecs preparam profissionais para novas demandas do setor

10 de setembro de 2025 3:29 pm Etec, Eventos, Fatec, Institucional

Painel debateu desafios, oportunidades e perspectivas para o ensino de Administração no Brasil nos próximos dez anos | Foto: Reprodução

Os cursos da área de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza (CPS) estão cada vez mais alinhados com as transformações que moldarão o futuro da administração, como a inteligência artificial, a sustentabilidade e as competências socioemocionais. A afirmação é do presidente do CPS, Clóvis Dias, durante sua participação na 16ª edição do Encontro do Conhecimento em Administração (Encoad). Promovido pelo Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP), o evento celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

Durante o painel online O Ensino de Administração no Brasil, realizado nesta quarta-feira (10), o presidente do CPS destacou que a evolução do ensino na área rumo a um ecossistema mais prático e diversificado já é uma realidade nas Escolas Técnicas (Etecs) e nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. “O principal diferencial dos cursos técnicos e tecnológicos é a mentalidade prática e a conexão imediata com as necessidades do mercado. São formações que dispõem de uma grade curricular focada em áreas segmentadas e demandas reais das empresas”, afirmou.

Transformação digital

Ao projetar os rumos dos próximos anos, o gestor enfatizou que os currículos seguirão um caminho de ainda maior flexibilidade. “A integração de disciplinas sobre transformação digital, inteligência artificial, sustentabilidade e análise de dados será um ponto comum. As competências socioemocionais, como resiliência e pensamento crítico, estarão ainda mais entrelaçada com o conteúdo técnico.”

Sobre o uso da inteligência artificial generativa, Clóvis Dias reforçou que as instituições têm a oportunidade de reformular suas avaliações, focando em problemas complexos que exijam a aplicação criativa da IA. “Integrar a ferramenta ao processo de aprendizado é o caminho para transformar um potencial risco em um diferencial formativo poderoso”, concluiu.

Transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento reuniu especialistas para debater o legado e os caminhos da administração. Também participaram do painel Edson Sadao, presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), e Mauro Kreuz, administrador, palestrante, pesquisador, consultor e professor de administração.

Assista ao debate na íntegra:

Compartilhe


Veja também