CPS e Brazucah apresentam palestras sobre cinema

Nesta semana haverá cinco encontros que propõem um debate sobre as diferentes interfaces da produção audiovisual; haverá emissão de certificado para os inscritos

24 de agosto de 2021 3:08 pm Parcerias

Semana terá cinco encontros sobre diferentes interfaces da produção audiovisual I Foto: Dmitry Demidov/ Pexels

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Brazucah Produções

O Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo está de volta com cinco encontros que propõem um debate sobre as diferentes interfaces da produção audiovisual do país. A parceria entre a Brazucah Produções e o Centro Paula Souza (CPS) tem como foco estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual nacional.

“Os resultados deste projeto estão sendo bem positivos. Os docentes têm utilizado os conteúdos em salas de aula para melhorar as práticas e habilidades e nos deixam muito felizes para continuar produzindo material”, comenta a coordenadora de projetos do eixo de Produção Cultural e Design da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Ana Raquel Satim.

Na quarta-feira (25), às 10 horas, ocorre a primeira palestra do mês, com o tema O cinema como intervenção, ministrada pelo cineasta Silvio Tendler, responsável por mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político. Entre a extensa e premiada filmografia de Tendler encontram-se Glauber:  o filme – Labirinto do Brasil, vencedor dos prêmios da crítica e do público no Festival de Brasília em 2005, e Jango, que recebeu três troféus no Festival de Gramado de 1984. O bate-papo vai trazer uma reflexão sobre novas formas de mobilização pública pelo cinema, seja por redes sociais, formação cineclubista ou por novas tecnologias.

Para emissão de certificado, é necessário se inscrever gratuitamente pelo site, até a data de cada atividade. Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do YouTube da Cetec e do Cinesolar.

Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrada pela cineasta Anna Muylaert. O bate-papo com ela está disponível no YouTube do Cine Autorama.

“Estamos super empolgados em trazer esses profissionais renomados para conduzirem os nossos encontros. Esta nova programação convida o público a refletir sobre as mais variadas vertentes do cinema enquanto ferramenta cultural, profissional e tecnológica, afirma a sócia e fundadora da Brazucah Produções, Cynthia Alario.

Até novembro serão ministradas 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual, como streaming, processos de criação de figurino, fomentos de novos talentos no cinema nacional, relação de raça e gênero na produção brasileira, entre outros.

Confira abaixo a programação de palestras de agosto:

• 10 horas: O cinema como intervenção

Palestrante: Silvio Tendler, cineasta responsável por mais de 50 filmes, incluindo Glauber: o filme – Labirinto do Brasil e Jango.

• 14 horas: Cinema Brasileiro e Educação: Mediação de filmes na sala de aula

Palestrante: Profa. Dra. Cláudia Mongadouro, doutora em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação.

• 16 horas: Festivais do cinema brasileiro

Palestrante: Tetê Mattos, doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), documentarista, curadora e pesquisadora sobre festivais de cinema.

• 10 horas: O Facebook e as narrativas mobile

Palestrante: Renata El Dib, diretora de criação do Creative X do Facebook no Brasil

• 16 horas: Spcine Play

Palestrante: com Dilson Neto, mestre em roteiro pela Universidade de Edimburgo e coordenador de Difusão da Spcine