Encontro na Fatec Votorantim prepara educadores para promoção da escuta qualificada, com técnicas de comunicação não-violenta e inteligência emocional
Equipe do programa ‘SER CPS – Sistema de Escuta e Acolhimento’ durante evento realizado na Fatec Votorantim | Foto: Divulgação
O Centro Paula Souza (CPS) realiza nesta segunda-feira (18) a capacitação de professores que atuarão como agentes de acolhimento no programa SER CPS – Sistema de Escuta e Acolhimento, iniciativa que oferece suporte emocional a estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Ministrado na Fatec Votorantim, o treinamento reúne educadores de 17 unidades localizadas na região de Sorocaba que participam da fase-piloto.
Na abertura do encontro, o presidente do CPS, Clóvis Dias, destacou como a proposta reitera o compromisso da instituição com uma educação voltada para a formação humana. “O CPS sempre foi referência em educação profissional. Com o programa SER, vamos nos tornar também exemplo em acolhimento estudantil, mostrando que ensino e humanização devem caminhar juntos”, afirmou.
O encontro aborda técnicas essenciais para a escuta ativa, como comunicação não-violenta (CNV) e inteligência emocional, além de delimitar o papel do professor-acolhedor – que não substitui possível acompanhamento psicológico, mas oferece um espaço seguro para diálogo. “Ninguém aprende direito quando a cabeça está cheia”, reflete a professora Michele Moreira, coordenadora do programa. “Questões como estresse acadêmico, conflitos familiares e inseguranças sobre o futuro são barreiras frequentes à permanência escolar. O SER CPS surge como um espaço seguro e sigiloso, onde alunos podem compartilhar suas angústias com professores capacitados para uma escuta empática, sem julgamentos”, completa.
Escuta qualificada
O projeto-piloto, que começa a ser implementado neste segundo semestre de 2025, surgiu a partir do Momento SER, experiência desenvolvida na Fatec São Roque desde 2019. “Percebemos que muitos alunos abandonavam os cursos por questões pessoais, não por dificuldade acadêmica. A escuta qualificada fez diferença na diminuição da evasão escolar”, lembra Márcia Regina Serrano, também responsável pela iniciativa. Agora, a ação se expande para Etecs e Fatecs de Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim, com previsão de crescimento gradual a partir de 2026.
O vice-presidente do CPS, Maycon Geres, reforça a importância dos fatores emocionais para o sucesso pessoal e profissional do estudante. “Mais do que preparar profissionais para o mercado, estamos formando pessoas para a vida. Esse cuidado integral começa quando olhamos nos olhos e dizemos: estamos aqui para te ouvir”, diz.
A capacitação também ressalta os limites éticos de atuação do projeto. “O acolhimento não é terapia, mas um primeiro apoio para que o estudante se sinta ouvido e, conforme o caso, seja encaminhado para as redes especializadas”, explica assistente social Dandrea Mouro Borba, uma das palestrantes. Outro destaque é a abordagem sobre a Pirâmide de Maslow, ferramenta usada para entender necessidades humanas básicas que podem comprometer o desempenho educacional, além de técnicas para aprimorar a escuta empática, com Marcelo Romano Cáceres, Sonia Mardelei Rodrigues Charpentier e Natan Aimi.
Veja fotos do encontro: