skip to Main Content

CPS avalia competências técnicas e socioemocionais de estudantes

CPS Avalia Competências Técnicas E Socioemocionais De Estudantes
Acordo foi assinado na sede do Centro Paula Souza, no bairro de Santa Ifigênia, na Capital, na terça-feira (19) l Foto: Divulgação/CPS

Nesta semana, o Centro Paula Souza firmou uma parceria com a organização não governamental (ONG) norte-americana American College Testing (ACT) para conduzir estudo de perfis profissionais e avaliação de competências com foco nos aspectos cognitivos e comportamentais dos estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

“Empresas contratam pessoas por suas competências técnicas e as demitem pelas comportamentais”, alerta a assessora de Relações internacionais do CPS, Marta Iglesis. “Em outras palavras, o profissional precisa aliar conhecimento técnico e qualidades socioemocionais para ter boa performance e se manter no mundo corporativo.”

Instituição sem fins lucrativos, a ACT é conhecida mundialmente por promover testes utilizados por universidades norte-americanas para a seleção de candidatos. A ONG também desenvolveu dois sistemas para testar características de estudantes e profissionais.

O Workkeys é uma ferramenta de avaliação por competência para medir as habilidades de empregabilidade essenciais para o bom desempenho profissional. Já o Tessera, testa habilidades socioemocionais importantes para o ambiente de trabalho, como facilidade de trabalhar em equipe e para resolução de problemas. A previsão é de que quatro mil estudantes das Etecs e Fatecs sejam avaliados por meio dos dois sistemas até o final do primeiro semestre.

A certificação ACT tornou-se amplamente utilizada para contratação de profissionais por empresas dos Estados Unidos e também é aceita em países como México, Chile e Honduras.

“Esta parceria trará grandes benefícios, pois nos proporcionará, por meio dos testes aplicados, um diagnóstico sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais e transversais de nossos alunos”, comemora Marta. “Assim, caso o resultado da aplicação dos testes mostre alguma lacuna em determinada competência, a equipe pedagógica poderá planejar novas ações para saná-las.”

Notícias

Matrícula da primeira lista do Vestibulinho começa nesta quarta
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
Etecs divulgam classificação geral do Vestibulinho
Etec de Rio Preto desenvolve app para estimular doação de sangue
Fatec Osasco terá curso intensivo e gratuito de programação

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top