Filtro de Daltonismo

CPS compartilhará laboratórios com Faculdade da Santa Casa

Acordo prevê realização de intercâmbio de visitas técnicas de alunos em laboratórios, projetos de pré-iniciação científica, cursos de capacitação para professores e ações sociais para a população

9 de março de 2018 10:16 am Etec, Fatec, Institucional

Representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa durante assinatura de parceria com a equipe do CPS | Foto: Divulgação

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, assinou nesta quinta-feira, 8, um acordo de cooperação com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para realização de intercâmbio de visitas técnicas de alunos em laboratórios, projetos de pré-iniciação científica, cursos de capacitação para professores e ações sociais para a população. Participaram da cerimônia de assinatura o presidente da Fundação Santa Casa de São Paulo, José Cândido de Freitas Júnior; o diretor da Faculdade de Medicina, Paulo Carrara de Castro; o superintendente da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Shenjiro Kinokawa; o diretor dos cursos superiores de Tecnologia, Homero José de Farias e Melo; e o supervisor de Estágios, Bergman Nelson Sanchez Munoz.

“Além de permitir novas experiências na formação profissional de alunos das duas instituições, a iniciativa trará benefícios para as comunidades que serão atendidas com ações de prevenção e cuidados com a saúde”, explica Laura Laganá.

A parceria prevê visitas técnicas de alunos e professores de cursos da área de saúde das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em laboratórios da Faculdade da Santa Casa nas áreas de anatomia, microbiologia, histologia e diagnóstico por imagem. Em contrapartida, os estudantes da Santa Casa terão acesso a laboratórios de mecânica e eletrônica de Etecs.

A iniciativa pretende também envolver alunos das duas instituições em campanhas de orientação e intervenção para promoção da saúde durante eventos abertos à comunidade, abordando temas como diabetes, alimentação saudável, hipertensão e higiene bucal.

Serão realizados ainda cursos de capacitação semipresenciais para professores do CPS na área de diagnóstico por imagem. Os temas são: Extravasamento Cutâneo do Meio de Contraste, Medidas Práticas para Redução dos Riscos de Reações Adversas dos Meios de Contraste e Exames Radiológicos e seus Respectivos Meios de Contraste. A proposta é capacitar 120 educadores até 2019. O primeiro curso já está com as inscrições abertas para 40 vagas. Professores de Etecs e Fatecs interessados devem se inscrever até dia 27 pela internet.

Compartilhe


Veja também