A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Shunji Nishimura, de Pompéia, firmou convênio com a Communicating for America Education Program (Caep), uma organização de intercâmbio agrícola, para oferecer estágios nos Estados Unidos a estudantes e recém-formados. Os […]
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Shunji Nishimura, de Pompéia, firmou convênio com a Communicating for America Education Program (Caep), uma organização de intercâmbio agrícola, para oferecer estágios nos Estados Unidos a estudantes e recém-formados.
Os selecionados trabalharão em fazendas do centro-oeste americano, na região conhecida como cinturão do milho, já que o curso de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão foca a produção de grãos. Os estágios podem ter duração de nove meses (ciclo agrícola local) ou de um ano.
O programa é custeado pelo estudante, que pode tanto pagar antecipadamente e ficar com o salário integral que receber pelo trabalho (900 dólares mensais) ou financiar a estada recebendo apenas parte do salário para as despesas mensais. A hospedagem está incluída no programa e pode ser em trailers, permitindo a convivência com outros estagiários, ou na casa do fazendeiro. O valor para um ano de estágio pode chegar a R$ 9 mil, incluindo despesas com vistos, taxas e passagens aéreas.
As exigências da Caep são nível de inglês avançado e estar concluindo o curso. Os jovens são selecionados por entrevistas em inglês e têm até um ano para usufruir do programa de estágio. Para o primeiro semestre de 2013, cinco alunos da Fatec terão essa experiência.
O coordenador do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, Luiz Atílio Padovan, ressalta a importância da experiência. “O aluno que tiver interesse em integrar esse programa vai crescer tanto profissional quanto pessoalmente, é uma ótima oportunidade para a carreira de cada um.”