Governador anuncia terceira Etec e segunda Fatec em Santos

Futuras unidades que deverão ser implantadas na zona noroeste integram pacote de investimentos do Estado em infraestrutura, moradia e educação profissional

2 de maio de 2024 4:56 pm Governo, Institucional

Tarcísio de Freitas destacou importância da capacitação profissional na geração de oportunidades para população | Foto: Patricia Cruz

Nesta quinta-feira (2), o governador Tarcísio de Freitas anunciou a instalação de duas novas unidades do Centro Paula Souza (CPS) na zona noroeste de Santos. Além da Capital, o município será o primeiro a contar com mais de uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) e o segundo a ter três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). O evento contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, entre outras autoridades. As futuras unidades integram pacote de investimentos do Estado em infraestrutura, moradia e formação profissional.

“Tivemos a oportunidade de discutir o projeto do Parque Palafitas e o investimento que vai ser feito na saída do Porto de Santos, no viaduto da Alemoa, além das novas Etec e Fatec da zona noroeste. São iniciativas que representam um avanço muito grande”, afirmou Tarcísio. “A ideia é trazer dignidade na questão da habitação e capacitação profissional para emancipação financeira, além das questões de mobilidade urbana.”

Educação Profissional e Tecnológica

Atualmente, o CPS contabiliza em Santos mais de 2,4 mil alunos matriculados em duas Etecs, a Aristóteles Ferreira e a Dona Escolástica Rosa, em cursos técnicos, integrados e na modalidade Articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior (AMS), como Agenciamento de Viagem, Desenho de Construção Civil, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Soldagem, Informática para Internet e Programação de Jogos Digitais.

Na Fatec Baixada Santista – Rubens Lara são 2,6 mil estudantes distribuídos nos cursos superiores de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Gestão Empresarial a distância, Gestão Portuária, Logística e Sistemas para Internet.

O município conta ainda com a oferta de Educação Profissional em duas classes descentralizadas – unidades que oferecem cursos técnicos, sob a administração da Etec Dona Escolástica Rosa, pela parceria com a Secretaria de Educação do Estado e também com a Prefeitura, com mais de 300 matriculados.

Na Baixada Santista, o CPS mantém outras sete Etecs, nas cidades de Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, além de uma Fatec, em Praia Grande.

Processos seletivos

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre podem ser feitas até dia 9 de maio, exclusivamente pela internet. No último dia, o prazo encerra-se às 15 horas. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30. As Etecs disponibilizam 41.790 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o Estado.

Já o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024 está com inscrições abertas até dia 7 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. São oferecidas 14.406 vagas no processo seletivo. Outras 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 19.515 vagas em formação profissional gratuita de nível superior.