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Prorrogado prazo de pesquisa sobre perfil empreendedor do egresso

Estudo pretende analisar como educação empreendedora estimula estudantes a criar oportunidades que impactem na geração de empregos; novo prazo termina em 31 de maio

30 de abril de 2024 10:16 am Institucional, Parcerias, Projetos, Qualidade de Ensino

Levantamento é direcionado a ex-alunos das unidades do CPS e o formulário está disponível na internet | Foto: Gastão Guedes

O Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, prorrogou até 31 de maio o prazo para ex-alunos responderem pesquisa que mapeará o perfil empreendedor de jovens formados nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Com perguntas elaboradas de forma direta e objetiva, o formulário é direcionado a todos os egressos das unidades do CPS e está disponível na internet.

Abner Macedo, de 32 anos, é um dos ex-alunos que apostaram no empreendedorismo como opção para dar um salto na carreira. Formado em Gestão Empresarial, na Fatec São Carlos, ele criou uma agência de viagens e conta que o aprendizado das aulas foi o diferencial na estruturação e no crescimento do negócio. “Desde o início do curso, o estudante é instigado a produzir soluções para problemas reais da população, o que desperta a vontade de inovar e contribuir com a sociedade.” Segundo ele, existem muitas ideias criativas que só precisam ser bem trabalhadas para atingir o objetivo. “Espero que as trajetórias de outros alunos empreendedores sirvam de inspiração e ajudem as novas gerações”, ressalta.

A pesquisa foi desenvolvida pelas professoras Ana Teresa Colenci Trevelin e Vanessa Cristhina Gatto, por meio da Assessoria de Inovação Tecnológica (Inova CPS) e da Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral (CPRJI), em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e com a colaboração do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de Portugal. Um dos objetivos do levantamento é avaliar como a educação empreendedora é capaz de estimular os estudantes a criar oportunidades que impactem na geração de empregos.

De acordo com os organizadores, a proposta é mapear o perfil empreendedor e intraempreendedor do egresso, analisando a influência de aspectos econômicos regionais para repensar abordagens relacionadas ao papel social, econômico e cultural da formação profissional. “A educação empreendedora já está nos currículos dos cursos do CPS. Com os dados da pesquisa, poderemos direcionar os conteúdos de forma mais assertiva, preparando futuros empreendedores antenados com as necessidades de um mercado em constante transformação”, explica a gestora da Inova CPS, Simoni Gheno.

Serviço
Pesquisa de avaliação da intenção empreendedora de ex-alunos do CPS
Público-alvo: ex-alunos de Etecs e Fatecs
Prazo para resposta prorrogado até 31 de maio
Acessar a pesquisa

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