Filtro de Daltonismo

Conselheiros da Embaixada da Espanha visitam o CPS

Reunião dos executivos com líderes do CPS levantou possíveis parcerias institucionais e programas de cooperação, intercâmbio, bolsas e compartilhamento de boas práticas

5 de dezembro de 2025 9:52 am Institucional

Marta, Yolanda, Geres e José (esq. para dir.) participam de reunião sobre possíveis parcerias | Foto: Cris Santos

A conselheira de educação do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Yolanda Garcia, e o assessor técnico José Maria Durán Gómez participaram de reunião nesta quinta-feira (04) com o vice-presidente do Centro Paula Souza, Maycon Geres, e com a coordenadora da Assessoria da Relações Internacionais (Arinter), Marta Iglesis. Eles trataram de temas como oportunidades de intercâmbio, cursos de atualização para professores de Espanhol, bolsas para participação em seminários e cursos na Espanha.

Para o vice-presidente, esse encontro está alinhado com a estratégia do CPS de avançar na área de Relações Internacionais, assim como inserir projetos de internacionalização nas matrizes curriculares que atendam ao interesse dos alunos: “Estamos abertos a novas parcerias e focados em nos aproximar de agentes que são referência em Educação Profissional Tecnológica”, afirma.

Yolanda afirma que pode colaborar com o Centro Paula Souza oferecendo cursos de atualização nas áreas de Pedagogia e Novas Tecnologias. “A programação de cursos da Embaixada contempla temas como o uso da IA, aplicada ao ensino do Espanhol, e capacitações para formar influenciadores e youtubers aptos a ensinarem o Espanhol usando a linguagem das redes sociais”, afirma.

Outros programas da Embaixada apresentados pelos conselheiros são: bolsas de estudos para professores estudarem em instituições nas cidades espanholas de Segóvia, Santander e Ávila; cursos nos Estados Unidos e Canadá; e o Programa Brasileiro de Conversação que envia professores do Brasil para serem auxiliares de conversação na Espanha e a feira de estudante do colégio Miguel de Cervantes.   

Geres adiantou o plano do CPS de lançar em 2026 uma plataforma para atualização de linguagem de programação que ajude a preparar os alunos para o mercado de trabalho: “A tecnologia muda muito rápido e é necessário criar ferramentas que ajudem nossos estudantes a se atualizarem sobre novas linguagens de programação e nomenclaturas”, afirma. Os representantes do escritório de Educação se colocaram à disposição para ajudar a divulgar a futura plataforma nos canais de comunicação da comunidade espanhola.  

Marta Iglesis apresentou o Intercâmbio Cultural do CPS que vai enviar 60 alunos de Etecs e Fatecs para Madri, Barcelona e Valência, como parte do programa que levará um total de 461 bolsistas para estudarem durante quatro semanas em países da Europa e da América do Norte.  

Compartilhe


Veja também