skip to Main Content

Professores do CPS dão dicas para o Vestibulinho e Vestibular

Professores Do CPS Dão Dicas Para O Vestibulinho E Vestibular
Descanse no dia anterior ao exame, se alimente bem e vista roupas adequadas para manter o foco na resolução da prova | Foto: Divulgação

Nas próximas semanas, serão realizados os processos seletivos para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Milhares de pessoas com diferentes idades e experiências irão fazer as provas do Vestibulinho (dia 16, às 13h30) e do Vestibular (dia 30, às 13 horas) e concorrer a vagas em uma das 223 Etecs ou 73 Fatecs do Estado.

É normal ficar apreensivo e ansioso, mas um breve planejamento pode fazer a diferença na busca por um bom resultado. Na terceira edição da série 5 dicas, conversamos com o diretor acadêmico e coordenador do Vestibulinho da Etec Ruth Cardoso, de São Vicente, Lucas Magalhães, e com a coordenadora do Vestibular da Fatec Ribeirão Preto, Simone Melo, em busca de dicas para fazer uma boa prova.

1- Planejamento é tudo

Você sabe onde fará sua prova? É essencial verificar o endereço e maneiras de chegar no local aos domingos, já que linhas de ônibus e metrô podem sofrer alterações de horários e periodicidade nos finais de semana. Ao pesquisar o trajeto, faça uma estimativa do tempo que você levará para chegar à escola e se planeje para sair de casa com folga.

2- Autocuidado

Procure descansar no sábado e dormir bem na noite anterior à prova para estar física e mentalmente descansado no dia do processo seletivo. É importante se alimentar bem e levar água e algum lanche de fácil consumo para comer durante o exame. Roupas confortáveis e adequadas ao clima também são componentes que fazem a diferença na hora da prova. Lembre-se que você poderá ficar por um período de até quatro horas no local, então, avalie bem o que vestir. Esses cuidados ajudam a diminuir a ansiedade e deixam o caminho aberto para você se dedicar ao exame.

3- Faça uma lista do que levar

Há algumas coisas sem as quais você não poderá fazer o Vestibulinho ou Vestibular:

  • Caneta esferográfica preta ou azul
  • Lápis preto nº2
  • Borracha
  • Régua
  • Documento com foto

E algumas coisas que são recomendáveis para levar no dia do exame:

  • Água
  • Comida
  • Bilhete Único
  • Agasalho

É uma boa ideia fazer uma listinha no dia anterior à prova e checar antes de sair de casa se não esqueceu nada. Com uma medida simples, você evita uma grande dor de cabeça.

4- Leia o Manual do Candidato

Tudo o que você precisa saber em relação às provas está descrito nos manuais do candidato ao Vestibulinho e ao Vestibular. Nesses arquivos você confere, além de datas e horários importantes, as competências exigidas para os exames, documentos necessários para a matrícula, o que você pode levar no dia do exame e, no caso do Vestibular, quais questões têm peso 1 e peso 2, de acordo com a área do curso que você escolheu.

5- Não tente abraçar o mundo

Faltam dois dias para o Vestibulinho e duas semanas para o Vestibular. Então, não é possível estudar todo o conteúdo que pode cair na prova agora, na reta final. O que você pode fazer é acessar os sites www.vestibulinhoetec.com.br e www.vestibularfatec.com.br e fazer as provas dos anos anteriores. Dessa maneira, você consegue prever o tempo que levará em cada seção e de quantos minutos precisará para fazer a redação, além de se familiarizar com o formato da avaliação. Outra boa ideia é conversar com amigos e parentes que já tenham passado por esses processos seletivos e trocar informações a respeito.

Dica bônus: respire fundo e deixe os problemas para fora da sala. Nas quatro horas de exame, longe do celular e das preocupações do dia a dia, foque apenas em fazer o seu melhor.

Boa prova!

Sobre o 5 Dicas 

5 Dicas é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza que traz informações sobre diferentes assuntos de maneira clara e objetiva por meio de entrevistas com professores das Etecs e Fatecs. Participe com sugestões em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Back To Top

Notícias

Abertas inscrições para cursos de qualificação do Novotec Expresso
Etec Maria Augusta Saraiva firma parceria com National Geographic
Aluna da Etec de Americana é premiada em concurso de design
Alunos criam peça para auxiliar transporte manual de chapas
Fetec premia projetos vencedores de Etecs da Região de Campinas

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300
Horário de funcionamento: 08h - 18h

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados