Começaram hoje as aulas para os 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que fazem parte do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Os grupos chegaram domingo […]
Começaram hoje as aulas para os 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que fazem parte do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Os grupos chegaram domingo a quatro cidades americanas: Chicago, Portland, San Francisco e Seattle. Ficarão até o fim do mês aprendendo inglês, hospedados em casas de família.
Depois de uma prova para avaliar o nível de conhecimento de inglês, os alunos foram distribuídos em turmas para o início das aulas. Ontem, além do teste, os estudantes aproveitaram o dia para resolver questões administrativas referentes ao curso – como conferir ou apresentar documentos, conhecer as escolas etc -, e também para conhecer as cidades onde estão instalados.
Eles são os primeiros estudantes contemplados pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza que, ao todo, vai oferecer 600 bolsas – 500 para alunos e 100 para professores de inglês das Etecs e Fatecs. Com o programa, o Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza, oferece uma oportunidade única para esses jovens, cuja maioria estudou sempre em escola pública e tem renda familiar de até cinco salários mínimos.
O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando o idioma como ferramenta de comunicação e de acesso à informação. Para os professores, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.
Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é a responsável pela viagem e estada dos estudantes e docentes.