Cisco completa dez anos de parceria com o Centro Paula Souza

A nova edição da Revista CPS traz entrevista com Gabriel Bello Barros, líder da Cisco Net Academy Brasil, sobre a parceria com a instituição; cerca de 50 mil estudantes foram beneficiados

12 de junho de 2023 10:11 am Institucional

Gabriel Bello Barros, líder da Cisco Net Academy Brasil, explica detalhes entre a parceria com o CPS I Foto: divulgação

Cerca de 50 mil estudantes beneficiados, mais de 170 centros de suporte à formação implantados no Estado de São Paulo. Esse é o balanço de mais de dez anos de parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a transnacional Cisco, uma das gigantes da tecnologia de comunicação e informação. Confira a entrevista publicada na nova edição da revista CPS.

“O CPS é nosso maior parceiro em termos de alunos do ensino público no País”, revela Gabriel Bello Barros, líder da Cisco Net Academy Brasil. Com uma tradição consolidada em oferecer cursos e promover capacitação de profissionais, a Cisco contabilizou, em maio de 2022, 17 milhões e meio de pessoas atendidas por suas ações educacionais, disseminadas por 190 países. Nas Escolas Técnicas (Etecs) e nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, os programas da empresa propiciam acesso a conteúdos e ferramentas das mais atuais tendências de tecnologia, com emissão de certificações reconhecidas internacionalmente.

Como a Cisco vê o papel da educação?
Há muitos anos a companhia entende que a educação é um motor de transformação social e aceitou o desafio de investir na formação de profissionais para suprir e qualificar a mão de obra nas diferentes áreas da tecnologia. A Cisco Net Academy, por exemplo, tem 25 anos. É o mais longevo do mercado de TI, sendo ofertado em 190 países. Em julho de 2022, atingimos a marca de 17,5 milhões de alunos e mais de 29 mil educadores. Só no Brasil, são mais de 530 mil estudantes impactados.

Quais são os focos dessa formação?
Nosso portfólio apresenta mais de 40 cursos, com conteúdos atualizados sobre os principais nichos do
conhecimento de tecnologia. Cybersegurança, programação, ciência de dados, inclusão digital, internet das coisas, automação de infraestrutura são alguns dos eixos de aprendizagem. A proposta é formar os trabalhadores do futuro. Para isso, disponibilizamos nossa expertise e apoiamos os parceiros até mesmo a desenvolver seus próprios programas.

Quais são os parceiros mundiais da companhia?
Trabalhamos com uma vasta gama de parceiros. Fundações, instituições de ensino, organizações não
governamentais, governos, prefeituras e empresas privadas. E entendemos que é essa diversidade que agrega valor aos nossos cursos. Toda a experiência adquirida, por exemplo, em um projeto com o governo da França, ou com a ONU Mulheres, que são nossos parceiros, é acumulada e aproveitada nos novos projetos.

Como é a parceria da Cisco com o CPS?
Em nosso relacionamento de mais de dez anos já formamos mais de 50 mil estudantes de Etecs e de Fatecs. O CPS abriga, hoje, 173 polos da Academia Cisco no Estado de São Paulo. É uma história respeitável! Em 2022, o CPS foi premiado entre as três maiores redes de educação do
País na última edição da Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição recebeu um reconhecimento do programa Cisco Networking Academy. A Cisco também destacou o trabalho do professor Wiliam Galvão, da Fatec Santana de Parnaíba e da Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera.