Chefe de cozinha dá aula inaugural na Carlos de Campos

Na última sexta-feira, 13, o chefe de cozinha Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, fez a palestra inaugural do curso técnico em Cozinha, na Escola Técnica (Etec) Carlos de Campos. Considerado um dos melhores chefes da […]

18 de março de 2009 5:30 pm Etec

Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, fala aos alunos do curso de Cozinha.

Na última sexta-feira, 13, o chefe de cozinha Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, fez a palestra inaugural do curso técnico em Cozinha, na Escola Técnica (Etec) Carlos de Campos. Considerado um dos melhores chefes da nova geração, Oliveira cursou Administração na Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira.

Formado técnico, esse filho de sertanejo pernambucano pensou em mudar o mundo por meio da atuação ambiental. Começou faculdade de Engenharia e depois Gestão Ambiental, e retornou ao negócio da família – uma casa de produtos típicos nordestinos existente há 35 anos, que se transformou no cultuado Mocotó, na Zona Norte paulistana.

“Quem aqui quer ser chefe de cozinha?” Diante das mãos levantadas dos alunos, Oliveira desmistificou a profissão. “Depois de 12, 14 horas de calor, estresse, adrenalina, os cozinheiros dizem que isso é o pior do trabalho. Mas no dia seguinte, pode perguntar o melhor: o calor, o estresse, a adrenalina”. O chefe de cozinha ensinou a técnica correta de fritura do torresmo – especialidade do restaurante Mocotó – e lembrou à turma que ser celebridade não significa cozinhar bem. “Há grandes chefes que não são excelentes cozinheiros. Um chefe de cozinha deve ser líder e saber gerir a equipe”.

Após a aula inaugural, houve um brunch nordestino. Universidades ligadas à área gastronômica prestigiaram o evento: estudantes do Centro Universitário São Camilo preparam os pratos enquanto os futuros técnicos da Etec se iniciam no aprendizado.

A primeira turma do curso Técnico em Cozinha tem 40 alunos. Essa habilitação forma o profissional que cuida desde a elaboração do cardápio até a operação de maquinário, podendo atuar em restaurantes, bares, hotéis, bufês e cruzeiros marítimos.

Compartilhe


Veja também