Diretores e coordenadores das 37 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais do setor agropecuário se reuniram na Etec Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, para discutir a reestruturação do ensino agrotécnico no Estado de São Paulo. […]
Diretores e coordenadores das 37 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais do setor agropecuário se reuniram na Etec Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, para discutir a reestruturação do ensino agrotécnico no Estado de São Paulo.
O projeto “Ensino Técnico Agrícola no Estado de São Paulo: estudo de políticas e ações para sua reestruturação”, visa analisar as demandas e ofertas do mercado agropecuário para que os cursos oferecidos nas Etecs possam ser avaliados e adequados às exigências da área.
Para realização do projeto são feitas avaliações da formação de docentes, do perfil de evolução dos cursos, da infraestrutura das escolas, entre outras. Para obtenção de dados, foram distribuídos questionários aos dirigentes, professores e alunos das Etecs agrícolas.
“Para atender a demanda do desenvolvimento econômico do agronegócio é preciso conhecer a oferta e a demanda das tecnologias do setor”, afirma Paulo Ney, da equipe da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.
Além de profissionais da instituição, participam do projeto pesquisadores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).