Evento faz parte das comemorações de 60 anos do colegiado, que tem levado algumas de suas sessões regulares para diferentes estabelecimentos educacionais
Integrantes do CEE-SP e gestores do CPS durante sessão plenária realizada nas dependências da instituição | Foto: Roberto Sungi
Nesta quarta-feira (24), o Centro Paula Souza (CPS), órgão que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, foi palco da 2.860ª sessão plenária ordinária do Conselho Estadual de Educação de Educação de São Paulo (CEE-SP). Realizado na Administração Central da instituição, no centro da Capital, o encontro faz parte do calendário de comemorações dos 60 anos do colegiado, que tem levado algumas de suas sessões regulares para diferentes estabelecimentos de educação do Estado.
“O conselho exerce papel fundamental na garantia de um sistema educacional de qualidade. Para o CPS, sediar o encontro de hoje reafirma o compromisso do ensino profissional e tecnológico com a geração de melhores oportunidades para os jovens”, disse a diretora-superintendente do CPS e conselheira titular do CEE-SP, Laura Laganá.
Para o presidente do CEE-SP, Roque Theophilo Júnior, a instituição dispõe de um ambiente favorável para discussão de temas relacionados ao avanço da educação em São Paulo. “O conselho atua como um farol para a educação, enquanto o CPS é reconhecido por seu modelo de ensino inovador”, afirmou.
Além de participar da sessão plenária e das reuniões de câmaras, os conselheiros assistiram a apresentações sobre a organização das coordenadorias do CPS, conheceram os laboratórios de gastronomia da Etec Santa Ifigênia e visitaram uma exposição em homenagem à 21ª Semana Nacional de Museus.
Criado pela lei estadual nº 7.940/1963, recepcionado pelo artigo 242 da Constituição Estadual de 1989, e reorganizado pela lei estadual nº 10.403/1971, o CEE-SP é um órgão do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que atua com autonomia, tem caráter normativo, deliberativo e consultivo. O conselho estabelece regras para todas as escolas das redes estadual, municipal e particular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e Profissional, nas modalidades presencial e a distância. Cabe também ao órgão orientar as instituições de Ensino Superior públicas do Estado, bem como credenciar os cursos.