Encontro foi realizado na quinta-feira, com objetivo de homenagear municípios e parceiros comprometidos com políticas educacionais e resultados relevantes na área
Terceira a partir da direita, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, esteve presente no evento l Foto: Divulgação
Atualizado em 25 de julho, às 16h17
O Instituto Ayrton Senna (IAS) realizou, nesta quinta-feira (25), o Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros, na sede do Centro Brasileiro Britânico (CBB), na Capital. Com o objetivo de homenagear municípios parceiros comprometidos com políticas educacionais e que apresentaram resultados relevantes no avanço da educação, o encontro reuniu prefeitos, secretários de educação e autoridades de mais de 70 cidades do Brasil. Também estiveram presentes representantes de instituições que têm sido parceiras do Instituto nos últimos 30 anos.
Entre elas, o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da presença da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, a diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (Cetec Capacitações), Lucília Guerra, compartilhou a experiência institucional com o desenvolvimento de competências socioemocionais nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
A parceria entre CPS e IAS foi firmada em 2023. Atualmente, o programa envolve estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio de 40 Etecs em diferentes áreas de conhecimento. O projeto adota uma abordagem desenvolvida pelo Instituto, integrando às disciplinas regulares habilidades para a vida, como resiliência, respeito e autoconfiança. “A parceria pretende fornecer novos subsídios para ajudar os jovens a enfrentar os desafios do cotidiano e do mundo do trabalho”, explica Lucília.
A programação incluiu também painéis de homenagens aos agentes de transformação, premiação de municípios destaques na educação e apresentação de políticas educacionais de sucesso dos municípios de Licínio de Almeida (BA), Ribeirão Pires (SP), Boca do Acre (AM), Manaus (AM) e Domingos Mourão (PI).