Centro Paula Souza forma 477 professores de cursos técnicos em licenciatura

Uma cerimônia realizada na Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo nesta quinta-feira, dia 22, marcou a formatura de 477 professores de cursos técnicos em licenciatura plena para fins de docência. Desde 2014, o Centro Paula […]

22 de setembro de 2016 10:12 am Institucional

Crédito: Divulgação | Professores licenciados receberam diploma nesta quinta-feira

Uma cerimônia realizada na Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo nesta quinta-feira, dia 22, marcou a formatura de 477 professores de cursos técnicos em licenciatura plena para fins de docência. Desde 2014, o Centro Paula Souza oferece gratuitamente o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para qualificar professores graduados de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições de ensino técnico que ainda não possuem licenciatura. A capacitação, oferecida na modalidade online a distância, é uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, por meio do programa Brasil Profissionalizado. A formação, que é parte da política do Centro Paula Souza de constante atualização e qualificação de docentes, já soma 948 professores licenciados para a educação profissional.

Além de acompanhar o conteúdo online de março de 2015 a abril de 2016, os professores compareceram a três encontros obrigatórios na Capital para a realização de provas. As atividades cumpridas foram divididas entre trabalho teórico e prática pedagógica. Atualmente, outros 742 professores estão matriculados na terceira turma de Formação Pedagógica do Centro Paula Souza.

“Ainda existe um preconceito com o ensino a distância, porém o resultado desse esforço surpreendeu: foi muito bom. Hoje, essa alternativa não é mais algo emergencial, mas uma possibilidade para a melhoria do corpo docente. É um programa que tem potencial para crescer no Estado de São Paulo e para outros estados do País”, afirmou o coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, professor Almério Melquíades de Araújo.

Benefício aos alunos

Para o professor Tiago Rogerio Ribeiro Pertile, da Etec Martinho Di Ciero, a capacitação ensinou novas técnicas de ensino e avaliação: “A licenciatura nos ajudou muito, mostrando novos métodos para diversificar as aulas. A formação nos preparou e nos tornou melhores professores, beneficiando nossos alunos”.

As inscrições para a próxima turma estão previstas para novembro, contemplando a ampliação do currículo de acordo com a Resolução CNE 2/2015, que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados e de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Não há cobrança de taxa.