CPS divulga dados do relatório socioeconômico das Fatecs

Maioria dos aprovados no primeiro semestre de 2024 têm entre 23 e 34 anos (84%), são solteiros (83%) e cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública (76%)

5 de abril de 2024 8:32 am Relatório Socioeconômico

Estudantes da Fatec Pompeia, localizada na região de Marília, durante atividade prática em laboratório | Foto: Arquivo

O Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2024 contou com a participação de 60.976 candidatos para as vagas de Ensino Superior gratuito. Deste total, 14.363 foram aprovados e estão motivados a melhorar o desempenho profissional (24%) e em conquistar uma ascensão profissional (24%). Estes são alguns dos apontamentos do Relatório Socioeconômico, questionário elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza (CPS).

Entre os aprovados, 63% são do sexo masculino e 37% do sexo feminino. A maioria dos novos ingressantes têm entre 18 e 23 anos (55%), são solteiros (83%), cursaram integralmente o Ensino Médio em uma instituição pública de ensino (76%) e têm renda familiar mensal entre zero e cinco salários-mínimos (79%). A atuação no mercado profissional (56%) e a participação na vida econômica familiar (60%) são uma realidade para a maioria.

O Sistema de Pontuação Acrescida, política de inclusão social que concede bônus a estudantes afrodescendentes e a candidatos que tenham cursado a segunda etapa o Ensino Fundamental, ou equivalente, integralmente na rede pública, foi utilizado por 81% dos aprovados na última edição do Vestibular das Fatecs.

A pesquisa também aponta que 32% dos novos alunos possuem uma qualificação profissional técnica, cursada em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do CPS.