Centro Paula Souza comemora 40 anos em solenidade na Sala São Paulo

O Centro Paula Souza realizou nesta quinta-feira, 17, na Sala São Paulo, a solenidade que marcou os 40 anos da instituição. A cerimônia, com cerca de 1.200 convidados, teve a participação do governador do Estado […]

18 de setembro de 2009 10:35 am Etec, Fatec

CENTRO PAULA SOUZA / 40 anos do Centro Paula Souza – data: 17/08/2009 – Festa de 40 anos do Centro Paula Souza, na sala São Pàulo. Fotos: LUZ

O Centro Paula Souza realizou nesta quinta-feira, 17, na Sala São Paulo, a solenidade que marcou os 40 anos da instituição. A cerimônia, com cerca de 1.200 convidados, teve a participação do governador do Estado de São Paulo, José Serra; do vice-governador, Alberto Goldman; do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. A parte musical contou com as apresentações do Coral do Centro Paula Souza e da Sinfônica Heliópolis.


Orquestra Sinfônica de Heliópolis foi uma das atrações do evento Foto: Gastão Guedes


Orquestra Sinfônica de Heliópolis foi uma das atrações do evento


O governador José Serra enfatizou a ampliação da educação técnica no Estado planejada desde o início da gestão. “Foi uma meta ambiciosa que deu certo e vai ser mais que ultrapassada até o fim do ano que vem. Para o bem do nosso Estado, juventude e futuro”, disse. O governador falou ainda dos investimentos do Estado no Centro Paula Souza, que praticamente triplicaram no seu governo. “Levamos o orçamento para mais de R$ 1 bilhão em um curto período. Nós nunca podemos perder o padrão de qualidade”, completou.

“A ampliação dos ensinos Técnico e Tecnológico atende a uma necessidade enorme do Estado e do Brasil”, observou Goldman. As Escolas Técnicas (Etecs) estaduais atendem 153 mil estudantes, aproximadamente, sendo mais de 38 mil no ensino médio. No ensino técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 85 habilitações, o número de alunos matriculados ultrapassa 115 mil. Já as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado, abrigam cerca de 38 mil alunos nos 46 cursos Superiores de Graduação. “Além de ser sinônimo de excelência em educação, o Centro Paula Souza é garantia de emprego e fonte de desenvolvimento. Qualificar é desenvolver”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin.

“Comemoramos nossos 40 anos vivenciando um dos momentos mais prósperos da história da instituição”, ressaltou Laura Laganá.


Homenagem: Laura Laganá recebe flores de Elenice Belmonte de Castro, chefe de Gabinete da instituiçãoFoto: Gastão Guedes


Homenagem: Laura Laganá recebe flores de Elenice Belmonte de Castro, chefe de Gabinete da instituição


Histórico

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado responsável pelas Etecs e as pelas Fatecs. Atualmente, são 166 Etecs e 47 Fatecs em funcionamento em todo o Estado – a maior rede estadual de ensino profissional do País, responsável pela formação de mais de 180 mil estudantes em 138 cidades paulistas.

Fundada em 1969, a instituição recebeu a denominação de Centro Paula Souza em 10 de abril de 1971 em homenagem ao engenheiro, político e professor Antônio Francisco de Paula Souza, fundador da Escola Politécnica de São Paulo (Poli), hoje integrada à Universidade de São Paulo. Formado em Engenharia na Alemanha e na Suíça, esteve ligado à Poli por 25 anos.

Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas, inspirado no modelo europeu. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de novembro de 1894 a abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo.


Plano de Expansão

O Governo do Estado realiza o maior investimento da história da instituição para dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006). Atualmente, são 47 Fatecs em funcionamento.

No caso das Etecs, o plano é chegar a 177 mil alunos. Eram 126 unidades em 2006, hoje são 166. O Estado de São Paulo vai entregar, ao todo, 100 mil novas matrículas no ensino técnico. Para garantir esse crescimento, deverão ser criadas 33,5 mil novas vagas até o final de 2010.

Como parte do Plano de Expansão do Governo de São Paulo, o Centro Paula Souza oferece, em uma parceria firmada com a Prefeitura de São Paulo, cursos técnicos em Centros Educacionais Unificados (CEUs). No segundo semestre de 2009, dez CEUs participam do convênio. Ao todo, foram criadas 600 vagas.


Empregabilidade

A instituição capta as demandas das diferentes regiões paulistas e qualifica profissionais para atendê-las. Um indicador da competência da instituição é a empregabilidade. De acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI), os tecnólogos têm um índice de empregabilidade de 93,2%; os técnicos, de 77,3%.


Destaque no Enem

As escolas do Centro Paula Souza também se destacam no Ensino Médio. Segundo a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2008, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Escolas Técnicas (Etecs). Destas, 14 foram as primeiras colocadas nos municípios onde estão localizadas, superando o desempenho de escolas particulares.


Qualificação e Requalificação

Independentemente de escolarização prévia, o trabalhador a partir de 16 anos também tem acesso à qualificação e à requalificação profissional, por meio do programa de Formação Inicial e Educação Continuada. Desde o início do programa, em 1996, mais de 230 mil trabalhadores passaram por cursos em diversas áreas.


Idetec

O Centro Paula Souza criou recentemente um índice para medir o desempenho do ensino técnico e tecnológico, o Idetec (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo).

Metade da performance será medida a partir de uma pesquisa de satisfação feita com todos os funcionários, professores e alunos. A outra metade será mensurada por critérios como índice de produtividade (relação entre alunos que ingressam e alunos que efetivamente se formam) e empregabilidade um ano após a conclusão do curso, além de indicadores externos. Ele será usado ainda para definir o pagamento de bonificação por resultado aos professores e funcionários a partir do ano que vem.

Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe


Veja também