Centro Paula Souza apresenta balanço do Intercâmbio Cultural

Ao todo, 327 alunos de Etecs e Fatecs embarcaram para as cidades de Londres, Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e de Dublin, na Irlanda

11 de abril de 2023 9:23 am Etec, Fatec, Institucional, Internacional

Levantamento mostra que os estudantes alcançaram melhora notável no nível de inglês I Foto: Divulgação

Cada vez mais é evidente a importância de as pessoas aprenderem outro idioma, como inglês e espanhol. Esse tipo de conhecimento ajuda os profissionais a ingressar no mercado de trabalho ou a atingir cargos mais elevados nas empresas, além de promover a integração entre pessoas de outros países. Entre os meses de novembro de 2022 e fevereiro deste ano, o Centro Paula Souza (CPS) realizou o embarque de 327 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para o Intercâmbio Cultural promovido pela instituição. Divididos em 17 grupos, eles viajaram para as cidades de Londres, Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e de Dublin, na Irlanda.

Os alunos viajaram com as seguintes despesas pagas: curso intensivo de inglês, passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. Acompanhados de monitores do CPS, eles tiveram uma grade de aulas e passeios para conhecer a cultura do país visitado.

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS, responsável pela organização do programa, realizou uma pesquisa com os monitores sobre o intercâmbio e estes pontos foram bem avaliados:

  • Serviços de intercâmbio (alocação dos estudantes em duplas nas casas, plano de viagem, seleção dos alunos, seguro-viagem, localização da escola, vale-transporte e treinamento dos monitores);
  • Desenvolvimento acadêmico e intercultural;
  • Infraestrutura da escola;
  • Certificação internacional;
  • Metodologia e didática do curso;
  • Atendimento da agência prestadora de serviço;
  • Apoio financeiro.

Ainda segundo o levantamento elaborado pela ARInter, os estudantes alcançaram melhora notável no nível de inglês, desenvolveram habilidades na resolução de problemas impostos pela vivência internacional, além de melhorar as competências socioemocionais e interculturais. “Uma das razões importantes do porquê internacionalizar uma instituição de ensino é a busca pela excelência. O Intercâmbio Cultural alcançou esse objetivo e permitiu também que o CPS se reposicionasse globalmente, uma vez que instituições internacionais e representantes de governos estrangeiros têm reconhecido o nosso investimento em programas”, explica a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis.

O intercâmbio cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e já marcou a trajetória de muitos alunos do CPS.

Experiência fora de casa

Para a maioria dos alunos, esta foi a primeira viagem internacional ou até a primeira experiência fora de casa. Durante quatro semanas, eles realizaram curso intensivo de língua inglesa e aprenderam sobre a cultura local.

O aluno do curso técnico de Serviços Jurídicos da Etec Prof. Ídio Zucchi, de Bebedouro, Adriel Roque Dourado, viajou para Canterbury. “Viajei com o conhecimento básico do idioma e, no início, tive muita dificuldade para entender os britânicos, me comunicava por gestos. Aos poucos fui entendendo a gramática e conversação.”

Ele pretende ingressar em um curso de inglês aqui no Brasil e aprimorar o conhecimento no idioma. Dourado conseguiu evoluir do nível A1 para o A2. “Percebi a importância de aprender e melhorar meu inglês, principalmente para conseguir ingressar no mercado de trabalho. O intercâmbio superou todas as minhas expectativas e me deu a oportunidade de ampliar a compreensão como é o mundo em outro país”, finaliza.

Adriel Roque Dourado I Foto: Arquivo Pessoal
Thaynara Pergentino Cunha Oliveira Pereira I Foto: Arquivo Pessoal

Aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Meio Ambiente da Etec de Cubatão, Thaynara Pergentino Cunha Oliveira Pereira viajou para Brighton. Em seu primeiro embarque internacional, a adolescente teve contato direto com uma nova cultura, novos lugares, conheceu pessoas e colecionou momentos que ficarão marcados para sempre. “Foi simplesmente incrível! Uma das melhores experiências e dias da minha vida.”

A estudante já tinha conhecimento do idioma, pois havia feito um curso no Brasil. “Com o intercâmbio, estive direto com os britânicos e usei o inglês o tempo todo. Foi muito bom, porque consegui aperfeiçoar a minha pronúncia e fluência. Pratiquei todos os dias, desde um pedido de comida até uma compra de passagem de trem.”

Durante o mês em que ficou na Inglaterra, Thaynara conheceu as cidades de Londres, Liverpool, Lewes, Windsor, Oxford e Arundel. “O contato com os nativos e com a host family nos ajuda a conhecer todo dia uma coisa nova em relação à cultura. Vivi o famoso ‘choque cultural’, com hábitos que são totalmente diferentes da nossa cultura”, finaliza.

Após participar do intercâmbio em Londres, Kelvin Aparecido Bearare Silva, aluno do curso técnico de Administração da Etec de Santa Isabel, também percebeu a importância de estudar outro idioma. “Nunca tinha feito um curso de inglês, foi a primeira vez que tive contato com a língua. No início, tive muita dificuldade com a gramática. O que me ajudou foi conseguir quebrar a barreira de me comunicar em outro idioma. Se prestarmos atenção e focarmos, dá para entender e conversar.”

“Percebi que o inglês abre a gente para o mundo e que poderia ter me soltado mais durante a viagem. Sabendo o idioma, posso me desenvolver em qualquer lugar.”

Kelvin confessa que essa experiência vai mudar a sua vida, o seu modo de pensar e ver o mundo. O jovem teve o seu conhecimento cultural enriquecido e, com isso, passou a ter vontade de conhecer outros países.

Kelvin Aparecido Bearare Silva I Foto: Arquivo Pessoal
Maria Eduarda Cavalcante do Nascimento e o monitor Isac da Silva Rodrigues I Foto: Arquivo Pessoal

A aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Logística da Etec de São Sebastião, no Litoral Note, Maria Eduarda Cavalcante do Nascimento, realizou o intercâmbio na cidade de Cambridge. Ela conseguiu migrar do nível intermediário de inglês para o avançado. “Melhorei muito o meu inglês, principalmente a fluência, porque aproveitei a oportunidade para praticar todos os dias.”

Durante o programa, ela também visitou a cidade de Londres e conseguiu aprender sobre a história e cultura britânica. “Após essa experiência incrível, com certeza quero conhecer novos países e estudar em outro país.”

Worthing, na Inglaterra, foi a cidade de intercâmbio para Manuela Soares de Melo, aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Contabilidade da Etec Antônio Furlan, localizada em Barueri. A jovem confessa que ficou encantada com a oportunidade de participar do programa. “Foi incrível essa imersão em uma nova língua. Na minha sala, tive muito contato com árabes e no início tivemos um pouco de dificuldade para nos comunicar. Com o tempo, aprimoramos o nosso inglês, o que facilitou o contato com os estrangeiros.”

A estudante vai concluir o Ensino Médio na Etec neste ano e depois pretende ingressar no curso superior de Medicina. Após concluir a faculdade no Brasil, ela deseja mudar de País. “Não tinha vontade, mas o intercâmbio abriu os meus olhos para essa nova oportunidade. Quem sabe eu tente Inglaterra ou Estados Unidos.”

Manuela Soares de Melo I Foto: Arquivo Pessoal

Dados do Intercâmbio Cultural

Os estudantes foram divididos em 17 grupos e tiveram como destinos sete cidades da Inglaterra e Dublin, na Irlanda:

  • Brighton: 18 alunos;
  • Cambridge: 60 alunos;
  • Canterbury: 19 alunos;
  • Dublin: 43 alunos;
  • Eastbourne: 20 alunos;
  • Londres: 132 alunos;
  • Oxford: 17 alunos;
  • Worthing: 18 alunos.

Escolas

  • British Study Centres: Londres;
  • CES: Dublin, Londres, Oxford e Worthing;
  • ES: Londres;
  • LSI: Brighton e Cambridge;
  • Malvern House: Londres;
  • Stafford House: Cambridge, Canterbury, Londres;
  • Twin: Eastbourne e Londres.

No total, foram realizados seis dias de embarques:

  • 25 de novembro de 2022: 1 grupo, com 20 alunos;
  • 19 de janeiro: 4 grupos, total de 74 alunos;
  • 20 de janeiro: 5 grupos, total de 96 alunos;
  • 21 de janeiro: 5 grupos, total de 94 alunos;
  • 4 de fevereiro: 1 grupo, com 20 alunos;
  • 18 de fevereiro: 1 grupo, com 23 alunos.

“Selecionamos alunos de todo o Estado de São Paulo, inclusive de cidades muito pequenas, que não conheciam a Capital ou que nunca haviam utilizado meios de transporte como metrô ou trem. Esse estudante foi para outro país e aprendeu a se locomover em uma cidade como Londres, por exemplo, a fazer baldeação, a se comunicar em outro idioma e a entender o que está escrito. É uma experiência de vida para eles”, finaliza Marta.

Confira fotos dos embarques:

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